HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 




Centro de Desenvolvimento de Tecnologias

 

Para promover a integração entre empresas e instituições de ensino e pesquisa foram criados, os Centros de Desenvolvimento Tecnológico. Estes centros são espaços dedicados às empresas do setor produtivo que investem em produção de tecnologia, através do desenvolvimento de pesquisa aplicada, visando a inovação de produtos diretamente voltados ao mercado.

Os Centros de Desenvolvimento de Tecnologia promovem acordos, contratos ou convênios envolvendo uma empresa âncora, institutos de pesquisa e universidades, além do próprio Parque Tecnológico. Dessa forma, são criadas condições para a inovação tecnológica, desenvolvimento de produtos e qualificação de mão-de-obra. Os centros também são decisivos para o crescimento de cadeias produtivas, beneficiando micros e pequenas empresas.

Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Aeronáutica - CDTA
Com o objetivo de manter a competitividade da indústria nacional gerando demandas de produtos e serviços, empregos e receitas de impostos, foi criado em 1 de setembro de 2006 o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Aeronáutica.
Instalado no Parque Tecnológico, o CDTA é resultado de um convênio entre a Prefeitura, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Embraer.

O CDTA tem dois laboratórios em fase de implantação. Um deles será dedicado ao desenvolvimento de materiais leves, enquanto o outro será um laboratório de simulação de desenvolvimento de sistemas embarcados do ITA.

Dentro do Centro a Embraer já realiza o Programa de Especialização em Engenharia (PEE), com foco na qualificação de mão-de-obra especializada. O programa atende cerca de 250 engenheiros da empresa

No total, o CDTA receberá um investimento no valor de US$ 130 milhões nos próximos anos.

Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Energia – CDTE
No dia 6 de novembro deste ano a Prefeitura e a Vale lançaram o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Energia, que será instalado inicialmente no Núcleo do Parque Tecnológico em uma área de 900 metros quadrados. A implantação do Centro também conta com a parceira do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), do ITA e da Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

No CDTE serão desenvolvidas atividades nas áreas de gaseificação de carvão térmico e de biomassa, além de pesquisas para a produção de turbinas a gás e motores pesados multicombustíveis.

Em princípio, a Vale irá investir cerca de US$ 120 milhões, em um período de três anos.

As informações são da assessoria da Prefeitura de São José dos Campos