HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 




Arranjos Produtivos Locais

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) reúnem empresas que representam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Os APLs joseenses são geridos de dentro do Parque Tecnológico da cidade e reúnem empresas de micro e pequeno porte do setor produtivo aeroespacial, poder público e instituições de pesquisa que promovem diversas atividades e programas específicos, como consultorias especializadas, cursos, treinamentos, organização de missões, feiras nacionais e internacionais, compras e vendas conjuntas. Dessa forma, se promove o desenvolvimento e a competitividade de setores produtivos, ampliando a capacidade de inserção em novos mercados nacionais e internacionais.

A cidade conta com dois Arranjos Produtivos Locais. O APL na área aeroespacial tem a adesão de 30 empresas do setor. O outro APL está em formação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação e atualmente conta com 16 empresas integrantes.

Os APLs têm um Grupo Gestor formado por Prefeitura, SEBRAE, CIESP e CECOMPI e recebem apoio de instituições de associações empresariais, entidades acadêmicas públicas e privadas de ensino e pesquisa.


As informações são da assessoria da Prefeitura de São José dos Campos