.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
05/05/2005

Lula autoriza proposta do MEC para criar o Fundeb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou na noite de quarta-feira a proposta do MEC para a criação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Nas próximas 48 horas, segundo o MEC, técnicos dos ministérios da Fazenda e da Educação vão se reunir para definir os detalhes da redação final da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que deverá ser enviada à Casa Civil nos próximos 15 dias.

A partir de 2006, a União acrescentará automaticamente recursos que, em 2009, alcançarão o valor de R$ 4,3 bilhões. A partir de 2010 até 2015, será repassado esse mesmo valor a cada ano, totalizando um investimento de R$ 38,2 bilhões, o equivalente a cerca de U$ 12 bilhões.

Segundo Tarso Genro, a determinação do presidente é garantir os recursos que foram anunciados pelo MEC. Para ele, a criação do Fundeb pode ser considerada um marco na educação brasileira: "Eu não costumo ser exagerado nessas questões, mas no momento em que o Fundeb for aprovado, regulamentado e começar a ser aplicado será a terceira revolução educacional no país. A primeira veio com Anísio Teixeira ao criar a escola pública, a segunda, sem dúvida, foi a universalização do ensino fundamental e a terceira, o Fundeb."

A PEC que institui o Fundeb será constituída por impostos e transferências de estados e municípios. A União complementará os recursos do Fundeb sempre que, nos estados e no Distrito Federal, o valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.

Censo Escolar
A distribuição dos recursos, no âmbito dos estados, Distrito Federal e dos municípios, será feita levando-se em conta os dados do Censo Escolar apurado no ano anterior relativo às matrículas do ensino fundamental, médio, educação especial e educação de jovens e adultos. Caberá ao Congresso Nacional decidir sobre os coeficientes que terão os diferentes níveis da educação básica.

Do montante dos recursos do Fundeb, inclusive da complementação da União, pelo menos 60% serão destinados ao pagamento do salário dos profissionais do magistério, em efetivo exercício: docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto, incluindo-se direção, administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional.

As informações são da Folha Online.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
05/05/2005 Brasil fica entre os 6 últimos em ranking
04/05/2005 Novo Provão reprova 10,6% dos cursos
04/05/2005 Inflação da Fipe atinge 0,83% em abril, a maior desde agosto
04/05/2005 Muito além do faz-de-conta
03/05/2005 Jogos eletrônicos utilizados com jovens podem obter bons resultados
03/05/2005 Comércio virtual apóia pequeno produtor nordestino
03/05/2005 Ação pressiona por referendo sobre armas
02/05/2005 Mercado eleva expectativa de inflação pela nona semana
02/05/2005 Crescer e Viver distribui livros doados a escolas públicas