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cidadania
06/06/2006

Papel do idoso na sociedade é oficializado dentro da grade curricular das escolas cariocas

Erika Vieira

O Rio de Janeiro é o primeiro município brasileiro a determinar por lei que seja abordado em sala de aula a temática sobre o processo natural do envelhecimento. O assunto deve ser discutido dentro da escola, para que os alunos possam refletir a respeito do papel do idoso na sociedade.

A Lei 4.2221 regulamenta o artigo 22 do Estatuto do Idoso que determina terem nos currículos de ensino conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso.

Cada escola tem autonomia para desenvolver o tema da maneira como melhor atende as necessidades da comunidade local. Podem criar uma disciplina específica para debater o processo de envelhecimento, tratar de forma transversal dentro da grade escolar ou convidar idosos para participar de atividades na instituição.

A proposta de criar a lei foi da vereadora Cristiane Brasil (PTB) que justifica a importância pelo fato do Rio de Janeiro concentrar a maior população acima de 60 anos. A média nacional de idosos é de 7,6% enquanto que a dos cariocas é de 13%.

   
 
 
 

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