meio Ambiente
06/12/2007

O ouro azul

Maximilien Calligaris

O governo australiano decidiu agir contra a seca extrema que assolou o país nos últimos anos investindo maciçamente em estabelecimentos de dessalinização da água no país inteiro – um projeto urbano inevitável e muito dispendioso.

Mais de 80% do território australiano é considerado árido ou semi-árido. Em 2006, a crise da água no país foi causa de uma tendência suicida entre os agricultores. Tony Hobbs, presidente da Australian Divisions of General Practice (Divisão Australiana de Prática Médica Geral), declarou, no ano passado, que desde 2003, “em média um agricultor australiano se suicida a cada quatro dias” e com a seca atual, preucupava-se que esse número aumentasse.

Neste ano, mais da metade do território nacional conhecerá uma grave seca, e a crise já está atingindo os centros urbanos. As reservas de água estão chegando a níveis baixos, e a demanda está quase ultrapassando a capacidade de fornecimento. Os recursos de dessalinização da água são a única solução, embora este processo prevê que a conta da água de cada consumidor duplicará nos próximos cinco anos. “Tínhamos que achar um jeito de fornecer água potável que não dependesse das chuvas, pois são imprevisíveis”, diz Ross Young, diretor executivo da Water Service Association (Associação do Serviço da água) australiana.
Por mais de um ano, muitas cidades australianas situadas na costa do país já adotaram programas de dessalinização da água.

Na prática

  • Sidney acaba de começar a construção de um novo estabelecimento de dessalinização.
  • Em junho passado, o Estado de Victoria inaugurou a construção do maior estabelecimento de dessalinização do país – um projeto de US$ 2 bilhões, que deveria produzir 150 bilhões de litros de água potável a cada ano para a cidade de Melbourn (cidade que está com racionamento de água permanente).
  • Ultimamente, Perth se tornou a primeira cidade a usar a dessalinização como meio principal de abastecimento. Situada na cidade de Kwinana, seu sistema de dessalinização produz 140.000 metros cúbicos de água por dia e fornece 17% da água consumida pela cidade.
  • O projeto de construir um novo estabelecimento no golfo de Saint-Vincent foi recentemente aprovado e deveria abastecer com água potável a população de Adelaide, de 1 milhão de habitantes.
  • O Estado de Queensland está investindo US$ 760 milhões para fornecer água dessalinizada para toda região da Gold Coast.
  • A mudança climática está moldando o novo panorama urbano da Austrália.Porém, a crise da água é um problema mundial, não só australiano. Conhecemos a era do ouro preto, mas o aquecimento global parece estar introduzindo a era do ouro azul.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
06/12/2007 Potencial gastronômico da Mooca vai ser usado para turismo
05/12/2007 Ônibus, metrô e, agora, táxi com TV
04/12/2007
Rave na Casa das Rosas
04/12/2007 São Paulo é palco de maratona circense
04/12/2007 Mortalidade infantil na capital paulista
03/12/2007 Boom imobiliário puxa outros itens
03/12/2007
1% dos alunos buscam curso tecnológico
30/11/2007 Mudanças no mercado de trabalho
29/11/2007
Obras vão revitalizar ruas da Vila Madalena
29/11/2007
Mercado Mundo Mix no combate à Aids
Mais matérias