HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

comunidade
09 /11/2006
Capital tem sua 1º sala de cinema popular

Priscila Albino

A Secretaria de Cultura e o Centro de Promoção do Cinema criaram uma nova oportunidade cultural para a população de baixa renda. Um cinema, daqueles que só víamos na década de 80, instalados em ruas, com poltronas aconchegantes e para um público pequeno de no máximo 100 pessoas. Resgatando e tendo os mesmos moldes da época foi lançado o projeto PopCine. Cinema popular com ingressos não ultrapassando R$ 4 a inteira e meia- entrada para estudantes e terceira idade.

Hoje grande parte da população de baixa renda não é freqüentador desse tipo de cultura, devido aos cinemas estarem concentrados em shoppings. “90% da população pobre nunca foi ao cinema. Isso é um problema grave para a sociedade”, indaga o secretario estadual de Cultura João Batista de Andrade, idealizador do projeto. O Brasil possue apenas 2 mil salas de cinemas enquanto no México existem cerca de 5 mil em um espaço territorial muito menor. O objetivo do PopCine é levar cultura, através do cinema a comunidades pobres e cidades distantes.

O diferencial fica por conta da exibição em DVD, de filmes nacionais e estrangeiros, os quais não circulam em circuito comercial. Tudo com um custo muito baixo de implantação - R$ 60 mil, por aproveitar o uso da tecnologia digital.
Já há uma busca nacional e internacional do projeto devido seu custo ser realmente muito baixo.

A Sala Maria Antônia, inaugurada no começo de novembro em São Paulo é a vitrine do projeto e esta encabeçando o circuito de cinema. O filme de estréia foi o brasileiro “ Jogo Subterrâneo”. A sala piloto esta disponibilizando por um mês exibições fechadas para mais de 3 mil alunos da rede pública de ensino estadual, devido uma parceria entre a secretaria de educação e cultura. Somente após esse período será aberto ao público.

O projeto promete sucesso, na capital de São Paulo já esta programado uma segunda sala do PopCine em Santo Amaro. As negociações com a subprefeitura já começaram e o lugar para a implantação da sala já esta definido. Há também interesses de alguns proprietários de cinemas antigos, mas a intenção é levar essas salas para a periferia de todo o Estado de São Paulo.

45 municípios do Estado estão interessados em expandir o projeto. Assis, Botucatu, Bauru, Catanduva, Cordeirópolis, Jaú, Marília, Ourinhos, Santa Bárbara do Oestes e São José do Rio Preto são as cidades cujo as negociações estão mais adiantadas e as próximas a terem o PopCine.


”Essa é a primeira proposta concreta de levar cinema à periferia. Com o projeto poderemos atingir a camada de pessoas excluídas dessa cultura”, finaliza Batista.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
06/11/2006
País busca combinar educação de jovens e profissionalização
03/11/2006
Shopping-Circo na Paulista
31/10/2006 Interferência de hospital melhora a região do entorno
26/10/2006 Reciclagem do alumínio será difundida na escola
25/10/2006 Estudantes aprendem sobre educação ambiental em casa reaproveitada
23/10/2006
São Paulo Confia dá créditos a população carente
23/10/2006 Expansão do ensino superior é cada vez menor
23/10/2006 Colégios misturam em salas alunos de diferentes idades
23/10/2006 Especialista português defende inovar sem copiar
23/10/2006 Projetos diminuíram falta dos professores e indisciplina