ouvidoria
10/08/2007

Iluminação pública é campeã de reclamações na cidade

Relatório trimestral da Ouvidoria também indica que quanto maior as garantias de direitos humanos da população, maior a cobrança em cima das Subprefeituras

Heitor Augusto

Ruas escuras é o problema que mais incomoda o cidadão paulistano, identifica o relatório de reclamações da Ouvidoria da Prefeitura. Entre abril e junho, das 6.276 reclamações recebidas, 2.249 se referem à iluminação. Problemas com jardinagem foram o segundo maior alvo de reclamações, 536, seguidos pela saúde, com 516.

A evolução do número de reivindicações em relação à saúde assusta. Em comparação ao primeiro trimestre deste ano, houve crescimento de 78% - maior variação entre todos os tipos de solicitações recebidas pela ouvidoria.

Direitos humanos garantem cidadania
Nas reclamações que deveriam ser resolvidas pelas Subprefeituras, o relatório cruza as informações do tipo de atendimento com a situação de garantia de direitos humanos das populações do município. Fica provada a relação de proporção: maior a garantia de direitos humanos, maior a cobrança da população.

A Subprefeitura do Butantã é a campeã de reclamações, 119. A região é classificada pelo Mapa de Direitos humanos com “boa garantia de direitos humanos”. Já a Cidade Ademar, definida como local de “precária garantia”, foram registrados 61 atendimentos, quase a metade em comparação ao Butantã. Na zona oeste, o índice de atendimentos por moradores é de 0,034 – 50% maior do número na zona sul (0,015).

Ouvidoria
A Ouvidoria do município de São Paulo foi criada em 2001 e é um órgão autônomo em relação à prefeitura. Em julho de 2006, o órgão passou por um processo eleitoral turbulento. Às vésperas das eleições, o prefeito Gilberto Kassab alterou a composição da comissão eleitoral por meio de decreto. Após o encerramento do mandato do então ouvidor Elci Pimenta, a composição da comissão eleitoral foi rediscutida e a cidade ficou sem ouvidor. No fim de agosto daquele ano, foi nomeada para o cargo Maria Inês Fornazaro.

Para solicitar atendimento na Ouvidoria:
Por telefone: 0800-175717, das 9h às 17h.
Pela internet: preencha formulário no site.
Pessoalmente: avenida São João, 473, 16º andar

   
 
   
 

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