cultura

11/05/2007
Praça das Artes será construída no segundo semestre

João Batista Jr.

Prometida pelo prefeito Gilberto Kassab no aniversário de São Paulo de 2006, a Praça das Artes vê o projeto ganhar força e promete ter suas obras iniciadas no segundo semestre de 2007. Com localização nobre entre o Vale do Anhangabaú, avenida São João e rua Conselheiro Crispiniano, pretende ser uma referência da alta cultura para a cidade: vai abrigar uma escola municipal de música no prédio do Conservatório Musical, o Balé da Cidade, um centro de documentação artística e um anexo do Teatro Municipal. Além, claro, de uma área verde.

“Projeto está sendo elaborado para ser entregue até junho, para que no começo do segundo semestre comece a ser construído”, informa o arquiteto Marcos Cartum que, ao lado de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, elaborou o design da Praça das Artes. O entrave para a celeridade da construção diz respeito às desapropriações de alguns imóveis. “Existe dificuldade por conta de prazos de desapropriação, mas dois edifícios já passaram para a prefeitura”, informa Marcum.

A praça não será apenas um meio de ligação entre o Vale e a São João. “Devido às escolas de música e dança, queremos que o espaço seja usado como um palco, com apresentações artísticas e cafés. O projeto prevê áreas abertas e ajardinadas, para o público poder ver tudo”.

Garagem
O projeto também prevê a construção de uma garagem subterrânea, a qual possa auxiliar na diminuição do déficit de vagas para carros na região central – o que pode atrair a população durante os horários não comerciais. “O projeto inicial previa vaga para 400 carros, mas esse número pode diminuir por conta de uma outra garagem que será construída nas imediações”, revela Cartum.

Dinheiro aplicado
A obra será realizada com parte dos US$ 100 mi que o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) emprestou ao governo municipal há três anos para ser empregado na revitalização do centro da cidade. Estima-se que R$ 8 mi sejam usados na implementação da Praça das Artes, sendo um terço para a desapropriação de imóveis.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
10
/05/2007 Cinema alemão ao ar livre na rua Augusta
10
/05/2007 Satyros instala-se na zona leste e celebra sete anos na Praça Roosevelt
09
/05/2007 Hip Hop conscientiza comunidades carentes
09
/05/2007 Arte Ciência no Palco faz leitura hoje no Masp
04
/05/2007 Cortejo de pernas-de-pau percorrerá o centro
04
/05/2007 Praça Aprendiz concentra atrações na Virada Cultural
04
/05/2007 Morro do Cavalão é exemplo de articulação e redução da violência
03
/05/2007 Rapel no Shopping Light
03
/05/2007 Virada Cultural promete surpresas relâmpago
03
/05/2007 Aula-show é novidade na 3ª Virada Cultural
Mais matérias