segurança
13/09/2007

Projeto da polícia recupera praça e atrai jovens

Heitor Augusto


A parceria entre polícia, comunidade, subprefeitura e universidade mudou o destino da Praça Oscar da Silva, na Vila Guilherme (zona norte). Com dois colégios no entorno (EE Casimiro de Abreu e Emei Padre Anchieta), a praça, antes abandonada, agora é freqüentada por estudantes e moradores do bairro.

A mudança começou em 2005 com a chegada do sargento Luiz Carlos Pereira na Base Comunitária. À época, era alto o número de furtos e roubos à mão armada. Para ajudar a alterar o quadro, a recuperação da praça foi um dos primeiros pontos de ação.

Com a ajuda dos moradores, fez-se um mutirão de limpeza. A subprefeitura reforçou a iluminação. A Unip, que fica a dez minutos da praça Oscar Silva, financiou a revitalização dos canteiros.

Além disso, o contato com os moradores foi aproximado. A polícia mantém um banco de dados com os comerciantes e moradores dos dois quilômetros cobertos pela Base. Quando há uma ocorrência, geralmente os policiais da Base são acionados – não o 190, procedimento padrão.

Cinema na praça
Além das mesas para jogos de tabuleiro e dos brinquedos de playground, donas de casa, idosos e estudantes que se tornaram freqüentadores da praça Oscar da Silva desfrutam de cinema ao ar livre. Toda sexta-feira e sábado, às 19h, são exibidos filmes – na maioria das vezes, um infantil e outro adulto.

Foram doados o DVD, telão e caixa de som – o único objeto comprado foi o data show. Os filmes são emprestados por uma locadora da região. Segundos os policiais, cerca de 70 pessoas vão às sessões.

O projeto da Base Comunitária Praça Oscar da Silva foi um dos escolhidos pelo Instituto Sou da Paz na 3ª edição do Prêmio Polícia Cidadã.

95 anos de Vila Guilherme
O bairro ainda é um dos poucos onde predominam casas, especialmente de dois andares – a proporção, no entorno da praça, é de cerca de 15 residências térreas para um edifício. Em frente à praça Oscar da Silva, uma construção de 1926 ainda resiste, imponente. A casa azul e branca já abrigou o Grupo Escolar Casimiro de Abreu e a Subprefeitura de Vila Guilherme.

A ligação com o metrô é feita através das avenidas Cruzeiro de Sul e Zaki Narchi, onde predominam galpões de transportadoras. Na Joaquim Ramalho, avenida que desemboca na praça, há presença maciça de revendedoras de automóveis e autopeças.

Oficialmente, a Vila Guilherme foi fundada em 1912, quando Guilherme Praun da Silva comprou 115 mil alqueires da baronesa Joaquina Ramalho. Imigrantes portugueses formavam a maioria da população.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
12/09/2007
Prefeito de NY quer cordialidade para atrair turistas
12/09/2007 Calçadas da Avenida Dr. Arnaldo são repaginadas
11/09/2007 Vitrine que vira ateliê atrai pedestres nos Jardins
09/09/2007 Esporte repete cultura e faz sua "Virada"
06/09/2007 Periferia de São Paulo ganha cinema popular
06/09/2007 Africanos enfrentam dificuldades para estudar no Brasil
06/09/2007 Com novos bares e clubes, rua Augusta atrai grande diversidade de jovens
05/09/2007
Ainda em regulamentação, lei antipichação gera polêmica
04/09/2007 Pela internet, estudantes ganham embate contra banco inglês
03/09/2007
Lançamento da Virada Esportiva
Mais matérias