.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

crescimento econômico
17/02/2005
Vendas no comércio crescem 9,25% em 2004, diz IBGE

As vendas no comércio fecharam o ano passado com alta de 9,25%. Esse é o primeiro ano positivo para o comércio desde o início da pesquisa, em 2001.

A base de comparação fraca também contribui para inflar o resultado. Em 2001, o comércio teve queda de 1,57% no volume de vendas. Em 2002, de 0,70% e em 2003, de 3,67%. A perda do poder de compra do trabalhador e a massa salarial baixa contribuíram para que o comércio demorasse a ganhar fôlego.

No ano, a atividade que liderou a expansão das vendas no comércio foi móveis e eletrodomésticos, que acumulou alta de 26,37% no volume de vendas. Segundo o IBGE, a demanda reprimida dos anos anteriores incentivou o crescimento das vendas. O resultado veio em linha com a dinâmica da indústria. Os chamados bens de consumo duráveis lideraram o crescimento industrial em 2004.

Apoiados no aumento das ofertas de crédito, o consumidor apostou na compra de bens duráveis, como geladeiras e fogões. Veículos, motos, partes e peças também tiveram as vendas influenciadas pela oferta de crédito e acumularam crescimento de 18,70%.

No final do ano, entretanto, o crédito passou a crescer de forma mais lenta e as vendas começaram a dar destaque também para atividades mais voltadas para a rendao, como hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tiveram expansão de 7,22% no ano passado. De acordo com o instituto, o crescimento da atividade acompanhou a evolução da massa de salários, a melhora dos níveis de ocupação e do rendimento médio real das pessoas ocupadas.

Isso ocorre porque há um limite para o nível de endividamento das famílias. Depois de efetuada a compra, o consumidor precisa arcar com as prestações, o que limita a aquisição de novos bens enquanto ainda está endividado. O mesmo tipo de desenho tem sido verificado na indústria, que estima uma expansão baseada nos chamados bens de consumo não-duráveis em 2005, como roupas e alimentos.

Metodologia
A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) é realizada mensalmente pelo IBGE em todo o país. Para mensurar o desempenho do setor, o IBGE apura a receita bruta de revenda das empresas varejistas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas. Ao todo, são 9 mil informantes em todo o país.

JANAINA LAGE
da Folha Online

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
16/02/2005
Entidades lançam manifesto contra imposto
16/02/2005
Bolsa-Família não chega a 28 cidades por desinformação
16/02/2005
Transformação do olhar é objetivo de fotógrafos mirins
16/02/2005
Controle eletrônico de freqüência escolar começa este ano, diz MEC
16/02/2005
Proposta de reforma universitária obtém apoio de reitores das federais
15/02/2005
Ensino médio público tem déficit de 250 mil professores, diz Inep
15/02/2005
Consórcio Social da Juventude atende 1.500 jovens na periferia
15/02/2005
Brasil vai sediar conferência mundial sobre inclusão digital
15/02/2005
Programa quer garantir direito de acesso a deficientes e idosos