.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

clube de artes e ofícios
20/01/2005
Projeto trilha passos na educação musical de jovens e crianças

Há dois anos em atividade em uma sala cedida pela Infraero, no antigo Aeroporto Pinto Martins, o projeto do Clube de Artes e Ofícios, tendo à frente a musicista e professora Elaine Batista, vem oferecendo a crianças e jovens carentes da Vila União e de bairros vizinhos uma oportunidade de trilhar os primeiros passos na educação musical. Até o momento, cerca de 60 crianças foram beneficiadas pela iniciativa, que este ano deverá quadruplicar o número de alunos atendidos, abrindo novas turmas, com ensino de flauta, violão e leitura e escrita de partituras. Em perspectiva, a criação de um centro de capacitação cultural

O projeto teve oinício em 2003, quando a Infraero, que em períodos anteriores já mantivera um Centro de Artes e Ofícios, resolveu bancar a realização de cursos de iniciação musical para crianças do bairro Vila União, onde por muitos anos funcionou o aeroporto Pinto Martins. A idéia era promover a integração do espaço, até hoje sediando outras atividades que não a aviação de passageiros, com os moradores do bairro e das áreas vizinhas. “A área do antigo Clube de Artes e Ofícios foi cedida pela Infraero, com o objetivo de fazer essa unidade do bairro em torno do aeroporto. Começamos com pessoas carentes da Vila União e agora estamos passando pra outros bairros próximos ao aeroporto, como a Serrinha”, detalha José Daniel, superintendente em exercício da Infraero.

Assim, além de ceder uma sala de aula e outros espaços para estudo e ensaios, a empresa arca com o pagamento de uma professora - a musicista Elaine Batista -, com a doação de instrumentos e com um apoio logístico às crianças, que inclui de lanches nos dias de aula (duas vezes por semana) ao transporte para passeios culturais feitos uma vez por mês. Quando da formação da primeira turma, Elaine procurou as associações de moradores do bairro e a catequese local, a fim de divulgar a iniciativa e congregar crianças potencialmente interessadas em música, para dar início ao projeto. A preocupação de não incorrer em um oferta de assistência artificial, estranha à comunidade, é salientada por Elaine: “O projeto foi pensado pra atender as comunidades das adjacências do aeroporto, sempre respeitando o que a comunidade quer, aquilo de que os jovens gostam, acham necessário fazer”.

A professora explica que a idéia inicial do projeto era a formação de um centro de capacitação em diversas áreas. “Pensamos em oferecer vários cursos, de produção cultural a cenografia, de teatro a vídeo. Começamos com a música, com o grupo de flautas, que foi mais viável de início, atraindo 27 crianças na turma de 2003 e mais ou menos ou mesmo número em 2004. A ponto de agora estarmos tentando formar uma pequena orquestra, a partir de novas turmas”, destaca. Os novos grupos, a serem iniciados este ano, incluirão aulas de violão, bastante procuradas pelos adolescentes, e aprendizado de leitura e escrita de partituras, em aulas destinadas a músicos práticos, que se ressentem de um maior embasamento de teoria musical.

Os planos de expansão das atividades do projeto, para este ano, incluem a continuidade da parceria com a Associação Arte Conjunta, atuante no bairro, e com o recém-criado Conselho Regional de Assistência Social, além de perspectivas de amealhar mais apoio por parte da iniciativa privada. “Com o pessoal do Conselho, queremos encontrar formas de garantir que as crianças, uma vez iniciando no projeto, não abandonem as aulas. Por diversos motivos, algumas delas ficam em um entra-e-sai, o que prejudica o resultado final do trabalho. Pensamos em uma bolsa, além do forte acompanhamento das famílias”, revela Elaine. “Além da Infraero, nosso principal patrocinador, esperamos sensibilizar outros apoiadores, que possam ajudar na expansão do projeto”, acrescenta, informando que, para manter a estrutura do projeto formulado no “delírio” da idéia inicial, seriam necessários cerca de R$ 900 mil reais para 15 meses de atividades, oferecendo os mais diversos cursos. “A nossa vontade é fazer sempre mais. Mas, se conseguirmos implantar esses novos cursos de violão e leitura e aumentar as crianças e jovens atendidos, já é um grande passo para este ano”, complementa Elaine.

DALWTON MOURA
do jornal Diário do Nordeste

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
20/01/2005
Governo gastará milhões com cartuchos, carros zeros e uniformes
20/01/2005
Governo deve cortar R$ 11 bi de investimentos e despesas
20/01/2005
MP do IR vai afetar 200 mil contribuintes
20/01/2005
Rede pública de saúde distribuirá 1 bilhão de camisinhas em 2006
19/01/2005
Fórum Social evita críticas e quer propostas
19/01/2005
ONU: combate à pobreza deve ser reforçado nas metrópoles
19/01/2005
MEC liberou as vagas que estavam reservadas para indígenas e negros
19/01/2005
Brasil tem maior taxa de juro real do mundo
18/01/2005
Setor público defende a reforma de Tarso