mudança
22/04/2008

Educação recebe atenção especial em Altamira, no Pará

Keila Baraçal


As ações da prefeitura de Altamira, no Pará, é um exemplo a ser seguido por outras unidades de poder público. Lá, o município incentiva alunos e professores a melhorarem seu desempenho na escola – cada um, com sua respectiva atividade. O panorama foi recentemente publicado pelo Unicef e destaca redes de aprendizagem, que apontam práticas de boa qualidade do ensino.

Segundo a Secretária Municipal da Altamira, Nilcéia Alves de Moura Oliveira, os programas de incentivo começaram a ser oferecidos à comunidade em 2005. Para os professores, houve um aumento salarial e prioridades de assistência médica. Para os alunos, cursos de arte.

Todos os professores da rede municipal têm auxílio saúde. Há um clínico geral, que fica à disposição para atender a docência. Caso o professor tenha algum problema, será imediatamente encaminhado para o tratamento adequado - também feito pela rede municipal.

E as autoridades do município não pensam somente na saúde física do professor. Para evitar a depressão entre os profissionais, o município disponibiliza mensalmente ingressos gratuitos para que eles freqüentem o cinema.

Qual seria o motivo para tanta atenção? A secretária explica: “Com os altos índices de violência, a sociedade delegou à escola todo o poder de formação do estudante. Já ouvi mãe dizendo que desistiu de educar o filho. Ela acabou jogando toda a responsabilidade para a os professores que, por sua vez, ficam estressados”, disse.

Mas não foi apenas o auxílio aos professores que a qualidade do ensino melhorou. Todos os alunos também recebem, como forma de incentivo, aulas culturais. Na cidade há cursos de dança, esporte, entre outros. “Os alunos amam isso”, conta Nilcéia.

Em troca, os jovens são obrigados a manter boas notas na escola. “E, de fato, mantêm”, confirma a secretária. A iniciativa de Altamira deu tão certo que a Secretaria de Educação já explica sua metodologia para cidades vizinhas.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:

18/04/2008 Um toque caipira na Virada Cultural
18/04/2008 Estudo entra dentro das casas e descobre a violência infantil
16/04/2008 Estado oferece curso de Gestão Empresarial para alunos de Ensino Médio
15/04/2008 ‘Poesia ao cair da tarde’
15/04/2008 Virada teatral na Praça Roosevelt
14/04/2008
Nasce a Vila Mídia em São Paulo
14/04/2008
Cidades "top" no Enem têm abismo menor entre redes de ensino
13/04/2008
Educomunicação transforma escolas em Niterói
11/04/2008 Um fim de semana para trocar experiências musicais
10/04/2008
Passarela de meretrizes

Mais matérias