cinema
22/05/2007

Bexiga vira cenário de filme premiado que tem estréia nacional em junho

João Batista Jr.



Carioca radicado em São Paulo há 15 anos, Philippe Barcinski tem a estréia de seu primeiro longa-metragem prevista para o dia 7 de junho. Produzido pela 02 Filmes, Fox Filmes e Globo Filmes, “Não por Acaso” usou como cenário um dos bairros mais caracteristicamente paulistanos: o Bexiga.

“A escolha foi uma coincidência”, revela Barcinski. “Os ensaios das filmagens eram feitos no teatro Sérgio Cardoso, em cujas as redondezas existem marcenarias e bares com mesas de sinuca”. Interpretado por Rodrigo Santoro, o personagem “Pedro” é um marceneiro que produz mesas de bilhar – além de também ser obcecado pelo jogo.

“O Rodrigo tinha uma preocupação enorme em fazer uma coisa localizada. Ele trabalhou bastante para tirar o sotaque carioca e freqüentou o bairro para dar características próprias ao personagem”. Com ruas cheias de bares simples e personagens inusitados, o Bexiga se tornou um laboratório para o personagem de Santoro. E cenário para o filme de Barcinski.

Antes de se mudar para São Paulo rumo ao curso de cinema da ECA, Barcinski cursou dois anos de Física na PUC do Rio. “Quem assistir ao filme verá as duas formações”, garante o diretor.

São Paulo
“A cidade é operacionalmente difícil para realizar filmes”. Por quê? “Achar ‘a poesia concreta de suas esquinas’ envolve uma certa poesia. São Paulo é bonita, mas você precisa procurar um olhar”, explica o carioca citando trecho da composição “Sampa” do baiano Caetano Veloso.

“São Paulo é uma cidade que, no primeiro olhar, é feia, mas pesquisando se consegue achar a sua poética própria da cidade”. E Barcinski parece ter encontrado. Sua primeira estréia em longa já lhe rendeu prêmios no Festival de Pernambuco nas categorias Melhor Ator (Leonardo Medeiros), Melhor Atriz Coadjuvante (Branca Messina), Melhor Fotografia e Melhor Edição.

Rodado no Bexiga, “Não por Acaso” chega às telas do Brasil no próximo dia 7 de junho.

Serviço:
Não por Acaso
Direção: Philippe Barcinski.
Elenco: Rodrigo Santoro, Leonardo Medeiros, Letícia Sabatella, Branca Messina, Rita Batata, Cássia Kiss, Graziella Moretto.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
22
/05/2007 Parelheiros ganha maquete que mostra importância de seus mananciais
18
/05/2007 Bairros paulistanos viram filme
18
/05/2007 Experiências de engenhosidade local
17
/05/2007 Peça será encenada em parques e albergues
17
/05/2007 Novos projetos prometem oxigenar a Galeria Ouro Fino
16
/05/2007 União entre grupo privado, ONG e comunidade revoluciona escola da periferia
16
/05/2007 Carlos Dias mostra seu universo na Choque Cultural
15
/05/2007 Câmeras falantes dão broncas e diminuem pequenos delitos
15
/05/2007 Pós-graduação em segurança pública no combate ao crime organizado
14
/05/2007 Terminais Metropolitanos terão música do Projeto Guri
Mais matérias