Comportamento

15/05/2007
Câmeras falantes dão broncas e diminuem pequenos delitos

João Batista Jr.


Depois de espalharem câmeras no centro das grandes cidades da Inglaterra, o governo do Partido Trabalhista iniciou no ano passado uma nova medida que visa aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.

Foram instalados dispositivos de áudio nas câmeras dos bairros centrais de Londres com a finalidade de dar broncas nas pessoas de comportamento anti-social. Aqueles que jogarem lixo no chão, provocarem moradores de rua e brigarem em praça pública tomarão, digamos, um pito em público.

As câmeras emitem vozes dos monitores do circuito interno de TV, que descrevem a pessoa e o delito que ela cometeu instantes depois do ato ter ocorrido (loiro, baixo, de paletó preto e pasta cinza acabou de jogar um chiclete no chão). Todos que escutam o recado tendem a procurar pelo detrator, o que gera certo constrangimento à pessoa. No caso de a bronca não solucionar o problema (pegar a goma de mascar do chão e jogá-la no cesto de lixo), a polícia é acionada.

Com o sucesso do projeto, o governo de Tony Blair prometeu para este ano instalar as câmeras falantes no centro das cidades grandes de todo o país, além de ampliar para outras regiões de Londres.


Críticas
Muitos dizem que a privacidade foi diminuída ainda mais com a iniciativa, e que pessoas podem ser confundidas no caso de serem parecidas àqueles que cometeram algum tipo de comportamento anti-social. A vergonha em público seria, assim, em vão para alguns.

Já a oposição do Partido Trabalhista acredita que a iniciativa tem como função diminuir o número de policiais das ruas, uma vez que pequenas infrações poderiam ser resolvidas sem a presença deles. O governo de Blair nega, e afirma que seu governo aumentou o efetivo desde 1997, contratando até agora 14 mil pessoas para a segurança pública, entre policiais e guardiões de ruas.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
15
/05/2007 Pós-graduação em segurança pública no combate ao crime organizado
14
/05/2007 Terminais Metropolitanos terão música do Projeto Guri
14
/05/2007 'Jovem doutor' dá dicas de saúde e ajuda na prevenção de doenças
11
/05/2007 Praça das Artes será construída no segundo semestre
11
/05/2007 Veja dados sobre distúrbios de aprendizagem
10
/05/2007 Cinema alemão ao ar livre na rua Augusta
10
/05/2007 Satyros instala-se na zona leste e celebra sete anos na Praça Roosevelt
09
/05/2007 Hip Hop conscientiza comunidades carentes
09
/05/2007 Arte Ciência no Palco faz leitura hoje no Masp
04
/05/2007 Cortejo de pernas-de-pau percorrerá o centro
Mais matérias