segurança

15/05/2007
Pós-graduação em segurança pública no combate ao crime organizado

Erika Vieira


A Segurança Pública brasileira se une a educação para modificar o caráter das ações realizadas no país em combater ao crime organizado. A tática usada é a compreensão da formação comportamental da sociedade.

Vinte e duas universidades federais e particulares estão oferecendo cursos de pós-graduação a policiais e bombeiros para produzirem estudos acadêmicos que busque entender a organização social do brasileiro, a fim de implantar medidas de segurança a partir da mudança de comportamento da população. A proposta faz parte da Rede Nacional de Especialização em Segurança Pública (Renasp).

”Qualquer país que avançou nessa área [Segurança Pública] não foi só investindo na polícia. A sociedade avança investindo na academia”, diz o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa. Ele explica que a formação dos profissionais de segurança muitas vezes ficam deslocados do contexto social, sendo, portanto necessário a interferência da universidade para integrar o conhecimento prático dos policiais com o dos estudiosos. “Precisamos de educação em segurança pública e não só capacitação”, justifica ele.

Policiais federais, militares, civis, rodoviários, guardas municipais e bombeiros com curso de graduação podem cursar a pós. Os interessados devem procurar as instituições de ensino ou universidades, veja a relação no site. O trabalho de conclusão de curso dos melhores alunos serão voltados para as políticas de segurança do governo. Cada curso vai atender as necessidades locais e peculiaridades de cada Estado.

Direitos humanos é o eixo centralizador dessa nova formação. Desde 1994 diversos paises firmaram com a ONU um acordo para tratar com mais importância o assunto. Apenas em 2003, o governo brasileiro começou a pensar não apenas como uma disciplina a mais no currículo dos profissionais, mas como um tema transversal.
”Depois da Ditadura Militar o país se dissociou do assunto de segurança pública, porque os órgãos de segurança ficaram estigmatizados com a repressão. Falar em segurança ficou como falar apenas em polícia. Colhemos o fruto disso hoje, não temos pensadores em segurança pública”, lamenta o secretário. “Agora com a articulação do Ministério da Educação com o da Segurança o país inaugura uma nova fase”, fala Corrêa.

Segurança Pública virá da Universidade

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
14
/05/2007 Terminais Metropolitanos terão música do Projeto Guri
14
/05/2007 'Jovem doutor' dá dicas de saúde e ajuda na prevenção de doenças
11
/05/2007 Praça das Artes será construída no segundo semestre
11
/05/2007 Veja dados sobre distúrbios de aprendizagem
10
/05/2007 Cinema alemão ao ar livre na rua Augusta
10
/05/2007 Satyros instala-se na zona leste e celebra sete anos na Praça Roosevelt
09
/05/2007 Hip Hop conscientiza comunidades carentes
09
/05/2007 Arte Ciência no Palco faz leitura hoje no Masp
04
/05/2007 Cortejo de pernas-de-pau percorrerá o centro
04
/05/2007 Praça Aprendiz concentra atrações na Virada Cultural
Mais matérias