HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

desenvolvimento
22/09/2006

União Européia e prefeitura investem na área social de São Paulo

Erika Vieira

O primeiro Escritório de Inclusão Social (EIS) do país foi inaugurado terça-feira passada na cidade de São Paulo. A iniciativa recebe o apoio da União Européia em parceria com a prefeitura municipal, empresários e organizações não governamentais.

O objetivo é integrar a comunidade com os profissionais do EIS para que juntos encontrem soluções para os problemas locais. O escritório piloto funciona no Glicério. ”No Glicério há um grupo de pessoas que buscam mudança e o escritório trabalha junto com eles”, diz Antônio Augusto Telles Machado, coordenador do núcleo de implantação dos escritórios de inclusão social. Em conjunto pretende-se desenvolver o potencial de renda do Glicério, construindo uma visão de futuro com a comunidade.

Diversas atividades são oferecidas, como cursos de capacitação profissional (zeladoria patrimonial, construção civil e jardinagem e paisagismo), festivais de música, circo, circuito de graffiti e skate, mostra de arte, telecentro e noções de revitalização do espaço público. Também há atendimento de pedagogos, arte-educadores, psicólogos, sociólogos, dentistas, etc.

Três eixos centrais serão trabalhados com os participantes: oferta de programas integrados, construção de plano de desenvolvimento local em conjunto com a comunidade e criação de oficinas de interesse dos usuários.

Os jovens encontram no escritório não apenas uma capacitação, mas oportunidade de crescimento. Além, dos cursos os participantes têm a possibilidade de obterem bolsa auxilio e conseguirem emprego com as empresas parceiras. “Por exemplo, um empresário quer contratar 10 jovens para trabalhar com turismo. Ai o escritório vai mapear no Glicério 10 jovens com esse perfil e capacita-los”, explica o coordenador.

Há previsão de novos EIS nos bairros do Cambuci, Bela Vista, Santa Cecília, República, Sé, Bom Retiro, Consolação, Liberdade, Belém, Pari, Brás e Mooca, locais com alta concentração de cortiços. Cerca de 60 mil pessoas moram neste tipo de residência nessas regiões.

Serviço:
Escritório de Inclusão Social
Rua barão de Iguape, 900
Glicério, São Paulo (SP)
5576 – 5355

"Poupatempo social" unificará cadastros

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
20 /09/2006
Dia Mundial Sem Carro contra a poluição
20 /09/2006
Adote uma praça na cidade de São Paulo
20 /09/2006
Árvores ficam bem na foto
20 /09/2006
Dia da Árvore estimula plantação de mudas
20 /09/2006
Delivery de árvore: ligue e peça uma na sua rua
19/09/2006
Escola pretende plantar 1500 árvores
18/09/2006
"Poupatempo social" unificará cadastros
18/09/2006 Uma semana dedicada ao Rio Tietê
15/09/2006 Faculdade pública cobra mensalidade
14/09/2006
Brasil participa do Dia Mundial de Conscientização sobre Linfoma