Datafolha
27/06/2007

Idosos sonham em navegar na internet

O maior sonho dos idosos é saber acessar a internet. Segundo pesquisa do Datafolha, 41% demonstram vontade de estudar. Quando indagados sobre o que desejam aprender, a resposta vencedora é informática para poder navegar pela web.

Apesar disso, apenas 12% dos idosos fazem algum curso e aprendem coisas novas. A maior parte deles é excluída digitalmente. Quarenta e cinco por cento têm computador em casa, mas só uma parcela de 19% utiliza a máquina. Apesar disso, a maioria acha positivo aprender a usar o computador na terceira idade, e associa os benefícios desse aprendizado à internet, vista e utilizada principalmente como fonte de informações e conhecimento e meio de comunicação com amigos e familiares.

A pesquisa será divulgada hoje durante a apresentação do manual do Projeto OldNet, que oferece inclusão digital a terceira idade. O Datafolha ouviu 309 moradores da cidade de São Paulo, a partir dos 60 anos de idade, para conhecer seus hábitos e saber suas opiniões em relação ao uso de computadores e da internet.

Atividades que mais gostam na internet
A maior parte dos benefícios citados, de forma espontânea, estão relacionados à internet. São eles, entre outros, manter-se informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo (24%), estabelecer comunicação com amigos, familiares e outras pessoas (19%), obter conhecimento, de modo geral (17%), poder pesquisar sobre assuntos diversos (11%), pagar contas e realizar transações bancárias sem sair de casa (8%), estudar (3%) e fazer compras online (2%). Alguns dos outros benefícios citados são exercitar a mente e o raciocínio (10%), utilização do computador para trabalhar, mas também para se divertir (9%, cada) e a sensação de se estar por dentro do que é moderno, atual, novo (5%).Cerca de um quinto (19%) diz utilizar internet, sendo que 17% têm acesso em casa. Outros locais citados são o trabalho (7%), casas de parentes e amigos (4%) e locais de acesso pago, como lan houses (2%).

Vontade de aprender algo novo
A pesquisa mostra que a maioria (88%) dos entrevistados está afastada de atividades educacionais atualmente. Declaram fazer algum curso no momento ou participar de algum tipo de atividade educacional 12%. Entre os que dizem utilizar internet, 22% fazem algum curso – 5% estudam computação, 3% fazem cursos de idiomas. As mulheres são mais ativas do que os homens: 16% delas fazem algum curso ou participam de alguma atividade. Entre os homens essa taxa é de apenas 5%. Idade, escolaridade e renda influenciam: entre os que têm de 60 a 68 anos, 15% estudam no momento, mesma taxa verificada entre os que têm renda familiar mensal superior a dez salários mínimos. Entre os que têm curso superior, 16% estão engajados em algum curso no momento. Algumas das atividades citadas são ginástica (3%), pintura (2%), computação ou informática, dança, artesanato, bordado, canto ou coral, idiomas, tricô, crochê, violão, literatura ou cursos de redação e hidroginástica (cada uma delas mencionada por 1%). Quando indagados se já fizeram algum curso ou se participaram de alguma atividade educacional depois de terem completado 60 anos de idade, 13% respondem afirmativamente e 87% dizem que não.

Entre os que trabalham atualmente, 52% têm vontade de participar de algum curso ou de aprender algo novo e 45% não têm essa disposição. Entre os que não trabalham, ocorre o inverso: a maioria (61%) não quer investir em um novo aprendizado, enquanto 37% têm essa vontade. As mulheres (46% delas), mais do que os homens (34%), demonstram vontade de estudar. Entre os que utilizam internet, 56% têm vontade de participar de algum curso ou de aprender algo novo, ante 37% que declaram essa disposição entre os que não costumam se conectar. Dos que têm vontade de aprender algo novo, 28% citam computação ou informática.


Veja a pesquisa na íntegra

As informações são do Datafolha.

Links relacionados:
Navegar é preciso
A morte precoce dos idosos
Teste para saber se você está morrendo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
25/06/2007
Projeto com motoboys ganha exposição no CCSP
25/06/2007
SP ganhará praia e extensão escolar de esportes náuticos
25/06/2007 Veja as escolas que estão nos seis primeiros lugares na cidade de São Paulo

22/06/2007 Escolas paulistanas que se destacaram no Ideb
22/06/2007
Entrevista com a diretora da escola paulista mais bem avaliada pelo Ideb
21/06/2007
Melhor desempenho da capital paulista no Ideb
20/06/2007
Museu da Pessoa abre as portas para os paulistanos
20/06/2007
Estudantes terão aula em clubes náuticos
20/06/2007 Praça será museu de sustentabilidade
15/06/2007 Carlos Cortez, o psicólogo que virou cineasta
Mais matérias