IDEB
21/06/2007

Melhor desempenho da capital paulista no Ideb

João Batista Jr.


A escola da capital paulista que teve o melhor desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com média 5,9 (4ª série), está em 90ª no ranking nacional. Situada no bairro do Tatuapé, a Emef Jackson de Figueiredo conta com um sistema diferenciado de educação. “Existe na escola uma Associação de Pais e Mestres, em que a gente vai e reclama o que não tem sido bem feito e pede melhorias”. Quem relata a atuação é Cecília de Jesus Marques, mãe de uma garota de 8 anos que estuda a 3ª série na escola.

“Trabalhamos juntos com os professores. Estamos sempre discutindo o que é melhor para a escola. Colocamos em pauta temas que consideramos importantes e votamos para eleger alternativas para melhoria do ensino”, conta Cecília.

Um ponto que auxilia a aproximação de pais à escola é o fato de na instituição estar em andamento o Educação para Adultos (EJA). “Eu fiz o ensino fundamental na escola e tenho três filhos que estudam lá também”, conta Cássia Nunes André. ”Assim é mais fácil, pois vemos juntos o que deve ou não ser feito na sala e na biblioteca”.

Cássia relata que as salas possuem televisores e que muitas aulas são feitas fora da classe. “Muito conteúdo de história é dado em museu e de geografia, em parques”.

“A escola tem os braços abertos aos pais e recebe reclamações com bons olhos, o que admiro demais. E os professores fazem os cursos de capacitação que a prefeitura dá”, informa a entusiasmada Cecília.

Os alunos da escola contam com acesso a internet e aula de informática. Aulas extracurriculares também ocorrem, como prática de esportes e aulas de teatro.


Escola integral

Na hora de eleger o maior motivo da escola ser a mais bem colocada da cidade de São Paulo, as duas mães entrevistadas apontam o reforço escolar contínuo. Caso o aluno queira solucionair as dúvidas em relação às matérias dadas ou não tenha conseguido uma boa pontuação na prova, existem professores de plantão para prestar assistência. A escola, no entanto, ainda não abre aos fins de semana. “Mas a gente vai começar a conversar sobre isso com a diretoria, para então levar para votação”, informa Cecília.

A Emef Jackson de Figueiredo está próxima da estação de metrô Carrão e fica aberta durante os três turnos, o que motiva a aluno a fazer um maior uso de suas instalações ultrapassando o método de aprendizado que conta apenas com as horas passadas em sala de aula.

Pais de alunos da escola com maior índice em SP cobram organização e mais professores

Capital paulista fica em 4ª no IDEB, porém não alcança média

Com prévia divulgada no início de maio, os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados ontem dão luz aos dados de cada uma das escolas de todos os municípios do país. Até então restritas às cidades e estados, as avaliações de instituições públicas foram divulgadas, fazendo com que as comunidades possam, assim, cobrar medidas para a melhora do nível de educação.

O Ideb é um índice que varia de 0 a 10 elaborado em cima do cruzamento de dados da Prova Brasil (avalia alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, além de pontuar a taxa de aprovação) e Saeb (avaliação amostral, ou seja, nem todos os estudantes das séries avaliadas - 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, e 3ª série do ensino médio – fazem a prova). “Escola boa é aquela que o aluno passa de ano e aprende. Não queremos apenas aprovação ou nota boa, é preciso que os dois fatores andem juntos”, avalia Fernanda Conte, assessora do Ministério da Educação.

Os resultados apontados pelo MEC são desanimadores: apenas 0,59% das escolas do país foram aprovadas, ou seja, conseguiram notas superior a 6 (na avaliação de 4ª série), valor considerado pelo Ministério como padrão dos países desenvolvidos. Entre as capitais do Brasil, São Paulo ficou em 4º lugar (com 4,1) empatada com Rio Branco e Vitória. Já o topo é liderado por Curitiba (4,7), seguida de Belo Horizonte (4,6). Veja o ranking completo das capitais. Veja o ranking completo das capitais.


Força do interior
As melhores escolas paulistas de acordo com a avaliação do MEC não se concentram na capital. Entre as 10 instituições públicas que mais de destacam no país, de 1º a 4º série, três estão em SP: a terceira melhor foi a Emef Professora Helena Borsetti, de Matão (com Ideb 7,3), a sexta melhor foi a Emef Leonor Mendes de Barro, de Barra do Chapéu (com Ideb 7,1) e a nona melhor foi a Emef João Adorno Vassão, de Juquiá (com Ideb 6,7).


Entrevista com a diretora da escola paulista mais bem avaliada pelo Ideb
Escolas paulistanas que se destacaram no Ideb
Só 62 escolas têm nível de país desenvolvido
Para escolas, há erros em dados do MEC
"Vestibulinho" influencia resultados

Veja mais rankings:
Ranking das capitais – rede municipal (1ª a 4ª série)
Ranking das capitais – rede municipal (5ª a 8ª série)
Ranking das capitais – rede estadual (1ª a 4ª série)
Ranking das capitais – rede estadual (5ª a 8ª série)

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
20/06/2007
Museu da Pessoa abre as portas para os paulistanos
20/06/2007
Estudantes terão aula em clubes náuticos
20/06/2007 Praça será museu de sustentabilidade
15/06/2007 Carlos Cortez, o psicólogo que virou cineasta
15/06/2007
Prevenção contra gravidez na adolescência
14/06/2007
34% dos universitários não lêem com freqüência
14/06/2007
Osesp transforma estudantes em público de música clássica
14/06/2007
AfroReggae leva causa social para passarela
13/06/2007
Jornada Fotográfica releva museus da cidade
12/06/2007
Sustentabilidade das águas é tema de São Paulo Fashion Week
Mais matérias