.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

cidadania
28/01/2005
Jovens fazem trabalho voluntário nas férias

LONDRINA (PR) - Eles são alunos e ex-alunos de colégios Marista e, desde anteontem, protagonizam momentos de muita diversão com crianças carentes da zona norte de Londrina. Voluntários da 1ª Missão Solidária realizada pela Pastoral da Juventude Marista, 90 adolescentes e jovens vindos de quatro estados brasileiros escolheram passar parte das férias no evento que tem o objetivo de levar solidariedade a comunidades carentes.

As atividades, realizadas no Centro Social Marista (Cesomar) de Londrina, terminam no dia 31 deste mês. A intenção da Pastoral, segundo Irene Elias Simões, da equipe de coordenação do evento, é proporcionar aos jovens a experiência de conhecer a realidade de comunidades menos abastadas.

Os voluntários realizam atividades que incluem prática de esportes e oficinas de arte, higiene pessoal, primeiros socorros e espiritualidade, entre outros temas. Também preparam uma horta comunitária, estão reformando o salão paroquial local e fazem visitas domiciliares.

O estudante Daniel de Freitas, 16, veio de São José (SC). Após realizar brincadeiras com música, ele se espantou porque muitos participantes não conheciam a brincadeira ''Escravos de Jó'', tradicional entre os brasileiros. A alegria das crianças diante da hora do lanche também emocionou Daniel, que passou a valorizar a própria condição sócio-econômica. ''Não possuo muito, mas tenho famíla, apoio e alimentos na mesa'', disse.

Vinda de Criciúma (SC), a estudante Renata Broguin, 17, está coordenando os trabalhos de oficina. Assim como Daniel, ela aprova a experiência. ''Muita gente não tem o carinho que nós recebemos da família e amigos'', disse. A adolescente conta que a troca das férias pelo trabalho voluntário não significa, entretanto, abdicar da diversão. ''Somos todos amigos e fazemos as atividades brincando. É um divertimento'', opinou.

As brincadeiras e oficinas agradaram os pequenos participantes da Missão. Veterano no curso de teatro do Projeto Viva Vida, Vanderson da Corte Tavares, 10, saiu do Conjunto José Belinati (zona norte) para participar da oficina de teatro ministrada pelos estudantes.

''Gostei da maquiagem que eles fizeram'', disse o garoto, que também aprovou o lanche servido pela organização do evento. ''Lá em casa a gente nunca toma lanche'', contou. Apesar de sua desenvoltura nas atividades, ele não tem intenção de se tornar ator.

Vizinho de Vanderson, Márcio Henrique dos Santos, 10, também gostou do teatro e do lanche. Seus maiores elogios, porém, foram para os estudantes voluntários. ''Os 'professores' são muito legais'', afirmou. Emilly Crisitina de Souza Rocha, 10 anos, moradora do Conjunto Semíramis (zona norte), esperava ansiosamente a hora de protagonizar uma bailarina na peça de teatro. Participante desde o primeiro dia, ela também frequentou as oficinas de capoeira e boas maneiras. ''Aprendi bastante'', sintetizou a menina.


CAROLINA AVANCINI
da Folha de Londrina

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
28/01/2005
Entidades recebem doaçõs vindas de mostra de Teatro
28/01/2005
Exploração sexual infantil é negócio em 937 cidades
28/01/2005
Metade dos alunos da escola básica não tem bibliotecas
28/01/2005
Projeto Calçada Cidadã quer eliminar as barreiras arquitetônicas
28/01/2005 Escolas públicas de SP terão carga horária maior
28/01/2005
Ator luta pela preservação do ecossistema e dos índios brasileiros
28/01/2005
Enade 2005 acontecerá em 19 de junho
27/01/2005
Fórum Social Mundial lança campanha global contra a pobreza
27/01/2005
Dinheiro para educação não é gasto, é investimento', diz Lula