.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Campanha escola solidária
29/03/2005
Projetos de alunos inspiram ação para Metas do Milênio

Projetos criados em escolas públicas no Brasil serão usados para incentivar a implantação de ações comunitárias que ajudem o país a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma série de metas socioeconômicas que as nações da ONU se comprometeram a atingir até 2015, englobando áreas como renda, educação e saúde. A disseminação das atividades dos estudantes deverá ser feita por voluntários ligados às Nações Unidas.

As idéias criadas pelos estudantes foram estimuladas por uma parceria entre a organização não-governamental Faça Parte e o Programa dos Voluntários das Nações Unidas, que foi lançada no ano passado e que será formalizada nesta terça-feira, em uma cerimônia no Museu de Arte Moderna, em São Paulo. Desde o segundo semestre de 2004, alunos de 20 mil escolas públicas recebem cartazes, material didático, livretos sobre os Objetivos do Milênio e convite para participar da campanha em prol das metas da ONU.

O material traz dicas de como deflagrar ações que podem ajudar a melhorar as condições sociais da comunidade — fazer e manter uma biblioteca, contabilizar quantos analfabetos adultos existem na vizinhança e incentivá-los a fazer cursos de letramento, firmar parcerias para aprimorar a merenda escolar etc.

A Faça Parte recebeu cerca de 2 mil projetos no ano passado; as inscrições deste ano foram abertas na semana passada. As iniciativas não se restringem a ações dentro das escolas, destaca Priscila Cruz, coordenadora de projetos da Faça Parte. “Os Objetivos do Milênio são tratados como tema de projeto social dos alunos. É uma proposta pedagógica de intervenção social”, enfatiza.

Essa característica será valiosa em um projeto do Programa de Voluntários da ONU para estimular, em comunidades brasileiras, ações voltadas aos Objetivos do Milênio. A idéia é que as ações bem-sucedidas desenvolvidas em determinada escola possam inspirar outras instituições, explica Dirk Hegmanns, coordenador do UN Voluntários e oficial de programa do PNUD.

O projeto vai, inicialmente, ser desenvolvido em 15 comunidades, ainda não definidas podem ser cidades pequenas ou bairros de grandes cidades, por exemplo. Em cada uma delas, um coordenador ligado ao UN Voluntários vai reunir lideranças, empresas, organizações não-governamentais e escolas para que definam as prioridades do local e as ações que façam frente às necessidades da população.


“Os projetos desenvolvidos nas escolas podem ajudar a levar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio à comunidade”, afirma Hegmanns. O projeto deve ter início em junho e durar de seis a sete meses; a expectativa é que as 15 primeiras comunidades sirvam de exemplos e incentivem o aumento de recursos para que a campanha chegue a outros locais.

As informações são da PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
29/03/2005
Lula aprova criação do Fundeb, novo fundo para o ensino básico
28/03/2005
lance para salvar MP
28/03/2005
Programa Educação para o Trabalho vira política pública em Limeira
28/03/2005
Projeto cria cota para negros em empresas
28/03/2005
Erro bilionário contra a educação
28/03/2005
Projeto de alteração impõe mais rigor para infratores
28/03/2005
USP oferece orientação vocacional e ocupacional gratuita
24/03/2005
Prazo para garantir bolsas do Prouni termina hoje
24/03/2005
Rede agrupa entidades de jovens no Brasil
24/03/2005
A exemplo do terceiro setor, governos investem em inclusão digital