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Repetência é coisa de pobre

“Salas cheias, pouca qualificação, cargas horárias pesadas e professores com a auto-estima a zero são o retrato da educação pública brasileira. É engraçado, fala-se tanto em educação e esquecem dos professores”,
Sueli Arruda

”Hoje, sabemos que o bom professor e o bom gestor devem se formar dentro de uma racionalidade crítico-reflexiva, de forma que saibam agir e criar na urgência, decidir no imprevisto e inovar sempre sem perder de vista a intencionalidade maior de humanizar. Espero que a luta por melhores gestores escolares se dê a partir dos pressupostos da pedagogia, não tendo como pano de fundo apenas a agilidade administrativa e de captação de recursos, dentro de uma perspectiva neoliberal”,
Maria Amélia Santoro Franco- ameliasantoro@uol.com.br

”Muitos alunos abastados freqüentam as escolas particulares por puro "status", pois tendo pais donos de empresas ou ocupando altos cargos em outras, tais adolescentes não têm uma real preocupação com a escola. O real aprendizado ficou fora de moda. Infelizmente, o conhecimento e a cultura estão cada vez mais em baixa. Há ainda o fato de muitas escolas particulares não optarem pela reprovação com medo de "perder o aluno" para uma concorrente. Nós, professores, chegamos a uma conclusão: apenas alguns alunos são realmente interessados em obter o que há de mais precioso na vida, que é o conhecimento”,
Carlos Alberto Maranho Tassetto- tntassetto@click21.com.br

“O sistema de ciclos só poderia funcionar em um país do faz de conta ou em países com realidades muito diferentes da nossa. Não é necessária a instituição da repetência para que o aluno da rede pública caia na marginalidade, muitos estudantes já engrossam os altos índices da criminalidade. Infelizmente, uma parte da dita” inteligência “do Brasil vive atolada em teorias muito bonitas no papel, mas que não condizem com a realidade brasileira. Tal sistema de ciclos só está produzindo legiões de analfabetos e engordando as estatísticas oficiais de governos. Estamos formando um país virtual, falso. A solução mais efetiva para esta problemática seria uma real priorização da educação no instante da formulação das políticas públicas, bem como no investimento pesado (recursos financeiros, humanos, materiais). Qualquer outra solução será pura demagogia",
Alexandre Parente

"A educação é tão elitizada que fico envergonhada ao ver crianças desanimadas, já cientes que não terão chance alguma na vida. É revoltante termos um presidente proveniente das camadas pobres que agora exige lenços de algodão egípcio para cobrir sua ignorante mente. Nisso, as escolas são deixadas a Deus dará”,
Luciane Oliveira- luciane-oliveira@uol.com.br

“A repetência é um mal, um cancro que torna o ensino mais fragilizado e ineficiente. O descompromisso do Estado resulta em alunos, com potencial, que não recebem o conhecimento, não aprendem a ler um texto com profundidade e a pensar matematicamente”,
Eliane Marquez da Fonseca Fernandes

“Será possível discutir uma educação pública de qualidade com a existência de uma política econômica excludente? Será possível melhorar a educação pública nos termos propostos pelas agências financiadoras, tais como o Banco Mundial? O debate sobre o assunto é necessário e importante para a construção de uma escola comprometida com a democracia”,
Marco Antônio O. Gomes, Campinas-SP

“As atitudes, descritas no artigo, tomadas por instituições particulares de ensino, parece evocar uma situação raríssima, talvez encontrada em poucos centros de excelência na capital. A realidade na maioria dessas escolas, especialmente nas cidades do interior, é a aprovação praticamente automática por razões meramente de mercado. É preciso lembrar que também há graves problemas na rede particular. Afinal, os alunos que lá estudam, abastados ou não, são tão cidadãos quantos os mais pobres, e sofrem com problemas tão significativos quanto os alunos da rede pública. Afinal, a farsa da educação brasileira é uma de nossas instituições mais democráticas”,
Marcelo Viktor Gilge

 
 
 

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