Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 11.06.03

     

 

Leia repercussão da coluna: Estão cometendo um crime intelectual

Gilberto,

Gostaria de saber quais as sugestões do ilustre colunista para estancar as aposentadorias dos professores das Universidades Federais, que estão correndo para se aposentar por conta do terrorismo colocado pela proposta de Reforma da Previdência do governo Lula.

Além de tudo, não se deve esquecer de que há outro fator extremamente agravante, que é a condição salarial aviltante à qual está sujeito um professor com dedicação exclusiva à Universidade Pública (nunca houve pior condição salarial em toda a nossa história!).

Então, o que ocorre é que o professor-pesquisador se aposenta e vai trabalhar numa instituição privada. Isto depois de toda uma formação às custas do público. Há um elemento ético sério nessa questão, mas também há um elemento de sobrevivência. Sou professor na Universidade Federal de Sergipe há quase seis anos, com dedicação exclusiva.

Notamos que no cotidiano das nossas universidades são poucos aqueles que ainda alimentam alguma esperança em melhores dias. Muitos nem querem saber mais de Dedicação Exclusiva, para ficarem livres para atuarem em outras instituições. Tive a informação recente de que na Universidade Federal de Sergipe mais da metade do quadro de professores é temporário (substitutos, visitantes e prestadores de serviço). Tão degradante é a nossa situação remuneratória que já estamos enfrentando sérias dificuldades para a contratação mesmo desses professores temporários. Uma situação realmente triste.

Somente quem vive o dia inteiro dentro da Universidade Pública Brasileira, quem a ela se dedica com absoluta exclusividade, pensando e sofrendo com seus problemas já tornados crônicos, é que tem a real dimensão de como as nossas Instituições de Ensino Superior, nossas Universidades Federais, estão literalmente abandonadas pelo poder público. São ataques de todos os tipos, governo após governo. E esse, então, desferiu, em pouco tempo, um golpe de morte na nossa auto-estima.

Pedro Leite

 

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  Universidade gratuita é privilégio
  Os campeões brasileiros da incompetência
  Jovens mandam dizer que o medo venceu a esperança
  É melhor Lula inteligente ou coerente?
  A menina que dá aula para o Brasil
  O ministro da Educação passa no vestibular?
  O ministro da Educação passa no vestibular?
  Jornalismo chapa-preta do PT
  O médico-jardineiro anônimo
  Bolsa-tráfico, ótima idéia do governo Lula
  A cadela Michelle, a modelo Gisele e a prefeita Marta
  Guerra contra o aeroporto
  Estudantes nordestinos receberão ajuda para cursar faculdade
  Cidadãos provisórios e impostos definitivos
  Os animais do futebol estão soltos
  Se ACM fosse mulher
  Graziano e os novíssimos baianos