Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 11.06.03

     

 

Leia repercussão da coluna: Estão cometendo um crime intelectual

Prezado Dimenstein,

Parece incrível, mas até o momento é a primeira vez que eu leio um comentário interessante sobre esta nova onda reformista da previdência. Agora nas mãos do PT Governamental.

Não poderia deixar de concordar com o fato de que estamos sendo marginalizados, mais uma vez, pelo governo federal e pela sociedade como culpados de todos os males que acontecem na esfera previdenciária.

Curioso é que no governo do professor universitário Doutor FHC e com um ministro no MEC professor universitário e ex-reitor de IES pública fóssemos ter um certo apoio para aumentar a população estudantil universitária, melhorar as condições de ensino, contratar novos professores e servidores com atividade fim, lógico que dentro de um limite racional.

De fato tivemos algum apoio, mas quando a nossa universidade (UFV) aumentou o número de cursos em 10 novos cursos com a 'promessa' de novas contratações, estas não vieram e estamos fazendo das tripas um coração para manter os cursos criados. Até dilapidar os cursos de graduação e de pós-graduação já consagrados estamos tendo que fazer, além das contratações de professores substitutos por um a dois anos.

Agora vem um governo que não tem um Doutor na presidência (parece que se orgulha disto), teve forte apoio das IFES (votos) e um ministro no MEC professor universitário e ex-reitor e, de novo, somos atacados de forma que a mídia adora e faz todo esforço para alimentar o ataque. Realmente, sinto-me um verdadeiro judeu na Alemanha Hitleriana. É fugir ou ir para a morte, digo a aposentadoria no Brasil. Aliás, parece que o atual ministro no MEC gostaria que as IFES fossem para o MCT. Até parece que as IFES e/ou, talvez, as estaduais e municipais públicas sejam as desgraças da educação brasileira. É triste! Muito triste!

Aliás, não me lembro do Sr. ter tido uma palavra boa para nós educadores de terceiro grau. Sinceramente, não me lembro...

As instituições privadas serão as beneficiadas, pois podem receber doutores com muita experiência para ficar dando aulas para os "abastados" da sociedade. Venha à UFV e verifique a fila do RU no almoço e jantar (R$1,50 cada refeição) que não estamos apenas com estudantes de classe média ou alta. Aliás, no mesmo andar onde trabalho tem um aluno que já viveu na UFV com R$20,00 (vinte reais). Hoje ele é bolsista de inciação científica.

No passado recente, os docentes não aposentavam com medo de ficar na praça sem emprego e jogando xadrez. Agora depois da segunda onda contrária, muitos ou a maioria dos que podem, não terão vergonha de ficar na praça no ócio provocado pela sociedade brasileira com toda a influência da mídia.

Lembre-se que na proposta do governo pagaremos 11% do salário bruto, não teremos FGTS e receberemos um teto que será inferior ao nosso salário e, ainda continuaremos pagando os tais 11%. Bem diferente do trabalhadores da iniciativa privada. Pense um pouquinho só e veja que roubo fantástico o governo atual quer fazer nos cidadãos trabalhadores da educação universitária. Será que o governo atual, realmente, coloca no lugar certo o que é recolhido (11%) e o que deve colocar (9%)??? Como e quem controla isto??? A mesma pergunta pode ser feita quanto aos $$$ do INSS.

Muito obrigado pela oportunidade e tudo o que escrevi é minha opinião pessoal. São 4 horas e pouco mais de 30 minutos da manhã.

George Moraes

 

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  Universidade gratuita é privilégio
  Os campeões brasileiros da incompetência
  Jovens mandam dizer que o medo venceu a esperança
  É melhor Lula inteligente ou coerente?
  A menina que dá aula para o Brasil
  O ministro da Educação passa no vestibular?
  O ministro da Educação passa no vestibular?
  Jornalismo chapa-preta do PT
  O médico-jardineiro anônimo
  Bolsa-tráfico, ótima idéia do governo Lula
  A cadela Michelle, a modelo Gisele e a prefeita Marta
  Guerra contra o aeroporto
  Estudantes nordestinos receberão ajuda para cursar faculdade
  Cidadãos provisórios e impostos definitivos
  Os animais do futebol estão soltos
  Se ACM fosse mulher
  Graziano e os novíssimos baianos