Priscila Albino
Erika Vieira
A CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego) transformou a praça
Charles Miller em “Zona Azul Especial”, com isso
a região do Pacaembu passa a ter mais 560 vagas a disposição
dos cidadãos. A medida beneficia toda a população
local e principalmente os estudantes da FAAP (Fundação
Armando Álvares Penteado) que já utilizavam
a área para estacionar os carros.
Regularizar o estacionamento significa organizar a concentração
de automóveis em locais de grande circulação
de usuários, declara a CET. Por isso, a “Zona
Azul Especial” começou em fase experimental na
Charles Miller, e há projeto de expandir para outras
regiões, como por exemplo, ao redor de faculdades,
onde há uma demanda considerável por vagas.
Com a ”Zona Azul Especial” o usuário passa
a pagar R$1,80 para deixar o carro estacionado durante três
horas, valor cobrado para apenas uma hora nas áreas
de Zona Azul convencional, ou de R$3,60 por seis horas. Os
estudantes poderão comprar o Cartão do Estudante
pelo preço de R$40,00 mensais. O cartão vale
dentro dos seguintes horários: das 7h às 13h,
das 12h30 às 18h30, das 18h às 24h; e das 7h
às 14h aos sábados. Porém, em dias de
jogos ou eventos no Estádio do Pacaembu o serviço
não funcionará. Já nos dias de feiras
(terça, quinta, sexta e sábado) as vagas são
reduzidas pela metade. Os horários valem também
para os demais usuários, que deverão utilizar
o talão da Zona Azul, com a diferença de que
uma folha servirá para três horas e não
somente para uma. Além disso, os créditos podem
ser adquiridos pelo celular.
Funcionários da CET fiscalizarão o estacionamento
junto com a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia
Militar, oferecendo segurança aos usuários,
questão defendida pela FAAP para preservar seus alunos.
“Também vamos manter a segurança em torno
do campus”, diz o diretor da FAAP, Américo Fieldini
Júnior.
Os moradores parecem não concordar com a nova implantação,
a Associação Viva Pacaembu por São Paulo
enviou uma carta
para a CET, na qual deseja fazer da praça um local
onde as pessoas desfrutarem da natureza, espaço cada
vez mais raro na cidade. Alegam ainda, que 30% das vagas já
seriam suficiente para atender aos motoristas.
Soluções
propostas pela Associação Viva Pacaembu por
São Paulo
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