HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

22/06/2006 
Inclusão digital chega de caminhão

Priscila Albino


No próximo sábado (24/06) um caminhão baú passará a percorrer alguns bairros de todo o país. Portas abertas, computadores, ar condicionado, projetor e telão. Essa é toda a estrutura do caminhão - escola, um projeto da ONG Idepac (Instituto de Desenvolvimento Profissional Amigos Contabilistas, Empresários, Profissionais Liberais e de Informática) e do Banco HSBC. Seu intuito é oferecer cursos de informática e administração para jovens carentes das periferias do país.

O caminhão com 14 metros de comprimentos e 2,8 metros de largura se transforma em uma sala de aula. Equipado com 25 computadores, tem a estrutura para 50 alunos. As aulas se dividirão nos períodos da manhã, tarde e noite. Professores voluntários irão ensinar desde o manuseio do computador a conteúdos básicos como Windows, Word e Excel. “A iniciativa é uma forma de oferecer cursos de qualificação profissional e de informática para regiões distantes, beneficiando as pessoas menos privilegiadas”, comenta a executiva sênior de responsabilidade social do HSBC, Ana Paula Gumy.

A escola itinerante tende a ficar estacionado por aproximadamente um mês em cada região. “Nos intervalos dos cursos, os computadores estarão à disposição da população do bairro para o acesso a internet, consultas de serviços públicos e até para conclusão de trabalhos escolares”, afirma o presidente do Idepac, Sérgio Contente.

A ONG Idepac busca apoio de líderes comunitários na divulgação do projeto e firma parcerias com associações regionais. Um dos objetivos dessa parceria é fazer com que o jovem que freqüentou o curso no caminhão – escola continue a participar das atividades culturais e educacionais ministradas em seu bairro.

Para que a unidade móvel visite seu bairro é preciso estar dentro de algumas exigências. A bairro deve ser considerado área de risco social( a população deve ser extremamente carente), possuir um local adequado para o estacionamento do caminhão e oferecer segurança à estrutura móvel ( apoio da população e auxilio de líderes comunitários). Os jovens interessados no projeto também devem seguir a algumas regras, ter entre 16 e 24 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e ter renda de meio salário mínimo por integrante da família.

O primeiro bairro a ser beneficiado com o projeto é a Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. O caminhão ficará estacionado no Parque do Rodeio, rua Igarapé Bela Aurora, s/nº. Para a inauguração do projeto os organizadores prepararam uma festa que contará com a presença do coral da ONG e show da cantora Eliana de Lima.

Serviço:
Idepac (11) 2295-8728


   
 
 
 

ANTERIORES
21 /06/2006 São Paulo ganha mais um parque para deficientes físicos
12 /06/2006 Subprefeitura de Santana/Tucuruvi convida empresas a participar de revitalização do bairro
12 /06/2006
Marginais melhor sinalizadas
09 /06/2006
Vila comemora Copa do Mundo com muita arte e criatividade
08/06/2006
Alemanha exposta em foto prepara paulistanos para a copa
05/06/2006
Dia Mundial do meio ambiente é lembrado na cidade
01/06/2006
Psicodrama transforma comunidade
31/05/2006
Paulistanos se preocupam com democratização de moradia
24/05/2006
Empresas disputam copa de futebol no Vale do Anhangabaú
22 /05/2006
São Paulo sediará encontro de cidades educadoras