SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
09/10/2003
População larga cães no Ibirapuera

Cerca de 30 animais são abandonados no parque por mês e administração faz campanha sobre posse responsável Prefeitura diz que problema é epidêmico na Capital, onde 1.500 bichos são recolhidos por mês nas ruas e avenidas.

Pelo menos um cachorro (ou gato) por dia é abandonado no Parque do Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo. São cerca de 30 animais por mês, a maioria cães. Não há estatísticas oficiais, mas estima-se que, de dois anos para cá, tem aumentado o número de animais largados em áreas públicas.

De acordo com a veterinária, Noêmia Tucunduva Paranhos, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Prefeitura, trata-se de um problema epidêmico. Segundo ela, são recolhidos 1.500 animais por mês na Capital. Eles permanecem no órgão por três dias. Se não forem adotados, são mortos com injeções letais.

“Infelizmente, perto de 80% deles são eutanasiados”, diz Noêmia. “Há dois anos o abandono no parque não era comum”, diz a diretora da Divisão de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna do Ibirapuera, Hilda Cintra Franco. “Eram casos menos freqüentes.”

Segundo ela, proprietários que agem assim não têm consciência de que os bichos são seres vivos e não deveriam ser descartados. Para desestimular essa prática, a administração do Ibirapuera espalhou esta semana cartazes nos portões de entrada do parque.

O texto alerta que animais abandonados serão recolhidos e poderão ser sacrificados, conforme determina a lei municipal 13.131, que dispõe sobre a posse responsável de animais. Desde o último dia 5 — e nos próximos seis meses sempre nos fins de semana um trailer permanecerá no local oferecendo animais para adoção.

Só na área do planetário vivem em torno de 20 gatos abandonados. “Pessoas costumam alimentá-los e isso é preocupante”, diz Hilda. Essa prática, diz, é nociva à fauna do parque porque os felinos atacam filhotes de sabiás, periquitos, beija-flores, maritacas e andorinhas.


As informações são do Diário de S.Paulo

 
 
 

notícias ANTERIORES
09/10/2003 Marta faz mala-direta para divulgar obras
09/10/2003 Vereadores aprovam redução do ISS em SP
09/10/2003 CET deve retirar aparelhos das ruas à noite
09/10/2003 Discussão sobre radar termina em morte
08/10/2003 Marta vai reestruturar favela no centro
08/10/2003 Funcionários da PUC podem entrar em greve