SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

cidadania
18/10/2004
Comunidade constrói e mantém duas creches na zona sul

Veridiana Novaes

Crianças da comunidade Jardim Colombo, zona sul da capital, comem cinco vezes ao dia e têm assistência médica. Isso é fruto do trabalho desenvolvido pelo Comitê Verbo Divino, que ajudou a criar duas creches na região. A creche Primavera e a Girassol foram construídas e são assistidas pela entidade.

As creches foram inauguradas em janeiro de 2003 e, juntas, atendem cerca de 200 crianças. Segundo o presidente do Verbo Divino, Antônio Carlos Gomes, a demanda é muito maior do que a oferta. “Infelizmente não podemos atender a todos, por isso damos preferências às crianças das famílias mais pobres”.

Conforme o presidente, muitas crianças chegaram subnutridas e com diversos problemas de saúde. Devido ao auxílio adequado, em três meses, estão todas saudáveis e com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) normal. “Além de tudo o que oferecemos, temos convênio com EMEIs (Ensino Municipal de Ensino Infantil) da região. Portanto, quando a criança sai da creche, ela já tem onde estudar”.

A diretora da creche Girassol, Cássia Ferreira de Araújo, ressalta que não é fácil trabalhar com as crianças porque a região é muito carente e violenta. Há famílias que são muito desestruturadas e dificultam o trabalho dos professores. “É um trabalho de formiguinha, tentamos fazer o melhor possível. Nosso processo pedagógico é realizado de acordo com a necessidade dos alunos”.

As creches atendem crianças de três meses até cinco anos, desenvolvem projetos relacionados à higiene, coordenação motora, educação artística e passeios extracurriculares. “Infelizmente, nosso espaço físico não é grande. Dessa forma, os alunos têm como atividade física correr em pequeno espaço e aulas de relaxamento na própria classe”, comenta a diretora.

Comitê Verbo Divino
O Comitê Verbo Divino foi criado, em maio de 2000, por funcionários do Banco do Brasil (BB), em São Paulo. É uma entidade sem fins lucrativos com objetivo de difundir atos de cidadania. “Além das creches, ajudamos a criar cooperativas de jardineiros e de costureiras na comunidade do Jardim Colombo, que priorizam a geração de renda. Também realizamos trabalhos em outras regiões carentes da cidade”, observa o presidente. Cerca de 120 funcionários do BB colaboram financeiramente e oitos pessoas trabalham como voluntários nas atividades da entidade.

 
 
 

notícias ANTERIOREs:
15/10/2004 Crianças internadas ganham aula de percussão neste sábado
15/10/2004
Supermercado promove teatro gratuito para crianças
14/10/2004
Indicação é fonte de 66% dos empregos
13/10/2004
Paraolímpicos competem nas ruas de SP
13/10/2004 Curso grátis atrai 4 mil na zona leste
07/10/2004
Cupins atacam 47% dos imóveis do centro de São Paulo
07/10/2004
Destombamento do Hospital Matarazzo é anulado pela Justiça
06/10/2004
Nem todo o material usado nas eleições poderá ser reciclado
04/10/2004
Guerra entre pichadores desfigura paisagem urbana
04/10/2004
Teatro ajuda pessoas com deficiência de linguagem