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obras
21 /05/2004
Entulho da Rebouças afeta rio Pinheiros

A Cetesb (agência ambiental paulista) autuou ontem a Queiroz Galvão, construtora da passagem subterrânea na esquina das avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima (zona oeste de SP), por ter deixado cerca de 3.000 m3 de resíduos de construção serem carregados para o rio Pinheiros.

O volume estimado equivale a mais de 50 caminhões cheios de terra, areia, pedras e outros tipos de entulho. Boa parte do material está acumulada diante do shopping Eldorado. O processo foi provavelmente gradual, diz Antonio Rivas, gerente da agência em Pinheiros, responsável pela área.

Rio Pinheiros
O túnel é uma das principais obras da gestão Marta Suplicy (PT) e foi iniciado em janeiro.

Os resíduos, que ficaram desprotegidos, foram, aos poucos, sendo levados pelas águas das chuvas, das lavagens de ruas e do lençol subterrâneo, que aflorou em trechos da construção. O material foi jogado, então, dentro das galerias de águas pluviais, que deságuam no rio Pinheiros.

Os resultados disso foram sentidos na semana passada pela Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), vinculada à Secretaria de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento e responsável pela manutenção do Pinheiros. Os resíduos do túnel da Rebouças estão reduzindo a capacidade de vazão do rio --o que favorece enchentes-- e dificultando a navegação no seu leito.

A Emae costuma percorrer o Pinheiros em barcos para fazer batimetrias (medições da profundidade) por conta da operação da Usina Elevatória da Traição, que bombeia o Pinheiros para a represa Billings em caso de ameaça de transbordamento do rio.

Para melhorar a capacidade de escoamento, a empresa faz permanentemente o desassoreamento e a remoção do lixo que chega ao leito do Pinheiros. Terra e resíduos são prejudiciais também por obstruir as grades de proteção do sistema de bombeamento das usinas da Traição e Pedreira.

A partir do auto de advertência de ontem, a Queiroz Galvão terá de retirar todo o material que já está depositado no rio, parar de deixar resíduos acumulados no canteiro de obras e poderá ser obrigada ainda a instalar uma bacia de sedimentação para evitar que o entulho volte a ser levado para as galerias. Caso não realize e implante tais medidas num prazo que a Cetesb avalie como justo --o que vai depender das justificativas técnicas dadas--, a empresa poderá ser multada.

A construção do túnel não precisou passar por licenciamento ambiental por não ter, teoricamente, impactos previstos nessa área. "O que estamos exigindo não é nada mais do que boas práticas de construção civil, levando em consideração as dimensões da obra e a sua localização numa área extremamente impermeável, que favorece o escoamento de resíduos para o rio", diz Rivas. Segundo ele, as ações de remediação do problema devem ser concluídas o mais rapidamente possível.

Outras polêmicas
O túnel na avenida Rebouças deve custar R$ 97,4 milhões, depois de um aumento de 49,2% em relação à previsão inicial de gastos da prefeitura. Terá 1.163 m de extensão e 16 m de profundidade.

A previsão é que esteja concluído no fim do ano e, desde que foi anunciado, causou polêmicas e vem dificultando a vida dos paulistanos que circulam e moram nas imediações da obra. Por causa de interdições nas vias, os congestionamentos aumentaram, e os desvios tornaram ruas antes calmas em locais de tráfego intenso.

Especialistas também chegaram a questionar os benefícios futuros da obra para otrânsito da cidade.

 

MARIANA VIVEIROS
da Folha de S.Paulo

 
 
 

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