Fernando Nilo, o empreendedor social que transforma lixo eletrônico em sucata valiosa

DENISE RIBEIRO
da Folha de S.Paulo

Todos os anos, 3 milhões de celulares e 500 mil computadores são descartados no Chile. Desde que Fernando Nilo fundou a Recycla Chile, em 2003, esse material tóxico deixou de poluir o ambiente: é recolhido, separado, desmontado e vendido.

Pioneira na América Latina, a empresa emprega ex-detentos, ajudando-os a se reinserirem na sociedade.

Recurso tão valioso quanto o ouro, o cobre, a prata e a platina são recuperados do lixo eletrônico.

Parte do material é exportado, mas a Recycla Chile escolhe com critério seus parceiros - existem países, como a China, que têm pouca tradição no manuseio desse tipo de resíduo.

Se for mal descartado, o risco de contaminação, tanto para o homem quanto para a natureza, é altíssimo. Quanto? 70% do nível de toxicidade dos aterros sanitários das Américas devem-se à presença de lixo eletrônico, ainda que ele represente apenas 2% do volume de dejetos. Chumbo, mercúrio e cádmio são algumas das substâncias tóxicas e cancerígenas contidas em computadores e celulares.

Além da falta de apoio e de dinheiro, Fernando enfrentou ceticismo quando lançou a Recycla Chile. Hoje, contudo, ganha prêmios ao redor do mundo.

Em apenas dois anos a empresa passou a dar lucro e é contratada para recolher o lixo eletrônico da maioria das indústrias chilenas.

Fernando Nilo faz parte da rede de "Empreendedores Sociais de Destaque" da Fundação Schwab. Acesse www.recycla.cl e saiba mais sobre ele e sua empresa social -a Recycla Chile

Quem é empreendedor Social?

É aquele que descobre falhas do setor público ou privado e busca parcerias e recursos financeiros para colocar em prática idéias que provocam mudanças sociais efetivas para a sociedade.

Qual é o perfil de um empreendedor social?

Empreendedores sociais têm múltiplos perfis. Eles podem ser pessoas físicas ou jurídicas e também podem atuar no setor privado.

Se é uma pessoa física, pode, por exemplo, ter descoberto um produto novo que tenha alcançado grande impacto social.

Em caso de pessoa jurídica, o empreendedor social mais comum é o líder de uma ONG. Como não há restrições a empresas que tenham fins lucrativos, o candidato pode também estar à frente de uma cooperativa ou de uma empresa social, desde que predomine o esforço para a criação de valores sociais e ambientais e que o retorno financeiro seja um meio para esse fim.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook