Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Ciro

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina

Veja os candidatos do segundo turno

Programa de Governo - PPS

O Brasil no mundo: integração ativa

A política de defesa

- Reorganizar, requalificar e reaparelhar as Forças Armadas. A diretriz será dotar o efetivo de capacitação e de aparelhamento tecnológico mais avançado e construir os mecanismos para expansão rápida em caso de emergência ou de mudança na situação mundial.

- O Estado-maior das Forças Armadas servirá como o fulcro privilegiado da construção de vanguarda estratégica e tecnológica das Forças Armadas. Todos os outros elementos das Forças Armadas serão organizados de acordo com a relação direta ou indireta que tenham com essa vanguarda. Elas trabalharão através de forças-tarefa que união, em trabalho de equipe, representantes das três Armas.

- A indústria de armamentos será integralmente estatizada e posta sob o controle das Forças Armadas. A importação de armamentos de alta tecnologia será acompanhada pelo desenvolvimento da capacidade nacional de pesquisa e produção em tecnologias de defesa.

- O governo desenvolverá sua capacidade de contraespionagem, convocando para esse trabalho os centros universitários próprios.

- A ênfase territorial da política de defesa será o resguardo das fronteiras. O policiamento das fronteiras será potencializado pela ocupação dirigida das áreas de fronteira que sejam propícias a atividades produtivas. A Amazônia merecerá, sob esse ponto de vista, atenção especial.

- O serviço militar, fortalecido em seu potencial de capacitação, será complementado pelo serviço social obrigatório nos termos anteriormente descritos.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).