Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Palanque - Segundo turno

"Como o sr. avalia a eleição para deputado federal do dr. Enéas (Prona), com mais de 1,5 milhão de votos?"

Lula Serra

Serra

Lula Marques/Folha Imagem
A eleição de Enéas Carneiro como deputado federal é fruto da democracia em que vive o Brasil. Em função de distorção do sistema eleitoral, foram eleitos outros cinco deputados, com votações irrisórias, pela sua legenda.

Lamento que haja candidatos que se elejam sem que o eleitor conheça suas propostas.

O resultado das urnas, nesse particular, reforça a necessidade da reforma política, em especial do sistema eleitoral, para o aperfeiçoamento da representatividade e das instituições políticas brasileiras.


Anteriores

"Após tomar posse e montar o ministério, qual será sua primeira medida na Presidência da República, se o sr. vencer as eleições?"

Entre tantas urgências, a questão da segurança pública é fundamental, por envolver vidas humanas. Vamos promover a imediata abertura de concurso para agentes federais -paisanos e fardados-, liberar recursos orçamentários carimbados para as cidades mais fortemente atingidas pela violência -Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória-, criar o Ministério da Segurança Pública e mandar para o Congresso emenda constitucional que permita à União atuar diretamente na área da segurança.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).