Folha Online Brasil Governo Lula
Governo Lula

Novo Governo

Transição | Posse | Ministério

POSSE

Compareceram à posse do primeiro presidente de esquerda do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 150 mil pessoas ao longo da Esplanada dos Ministérios, segundo informações da Polícia Militar, Polícia Federal e Defesa Civil do Distrito Federal. Com despesas no valor de R$ 1,5 milhão, pagas pelo partido, o marqueteiro de Lula e um dos coordenadores da cerimônia, Duda Mendonça, programou e conseguiu dar o tom de uma posse com participação popular.

A festa teve shows, entre outros, da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Fernanda Abreu e Zeca Pagodinho, realizados em palco de 18 metros de diâmetro. Os cantores não cobraram cachê pela apresentação. Foram colocados sete telões na Esplanada para transmissão das cerimônias.

O PT distribuiu 200 mil lenços verdes e amarelos, com a frase: “Posse de Lula presidente, eu participei desta mudança” e vendeu camisas e kits da posse com camisa, boné, broches e botons e viseira.

O esquema de segurança contou com 6.000 policiais militares do Distrito Federal, 1.500 integrantes do Corpo de Bombeiros, 200 homens do Detran, 200 policiais civis e 300 voluntários.

Leia a íntegra do discurso de posse de ministros e do presidente Lula

infográfico: Como será a posse de Lula

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).