Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Brasileiros

Bobsled
Heloíza Ballarine/Divulgação
Integrantes da equipe brasileira de Bobsled

Eric Leme Walther Maleson
Prova: Bobsled (quarteto)
Nascimento: 11/08/67
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,82 m
Peso: 88 kg
Principais resultados: Medalha de bronze na America's Cup-2000 e duas vezes terceiro colocado na America's Cup-2001, ambas em Lake Placid.

A história do bobsled no Brasil se confunde com a de Eric Maleson. Capitão da equipe brasileira, Maleson é também o presidente-fundador da Associação Brasileira de Bobsled, Skeleton e Luge. Foi ele quem convidou os outros atletas a formar a equipe que vai defender o Brasil em Salt Lake. Maleson começou a praticar o esporte em 1994 e terá a responsabilidade de guiar o trenó nacional.


Cristian Marcel Antônio Boonen
Prova: Bobsled (quarteto)
Nascimento: 11/02/78
Local: Valinhos (SP)
Altura: 1,91 m
Peso: 91 kg
Principais resultados: Duas medalhas de bronze na América's Cup (2001)

Terceiro colocado no Troféu Brasil-2000 e segundo nos Jogos Abertos do Interior-2001, ele começou a praticar o bobsled em 1999. Boonen fez a estréia na modalidade na Copa do Mundo-2000, em Lake Placid (EUA). O atleta usa a força desenvolvida no decatlo para ser um dos sidepushes, responsáveis por empurrar o trenó.


Edson Luques Bindilatti
Prova: Bobsled (quarteto)
Nascimento: 13/03/79
Local: Camamu (BA)
Altura: 1,90 m
Peso: 86 kg
Principais resultados: Três vezes terceiro lugar na América's Cup (1999, 2000 e 2001)

Bindilatti é o atual campeão sul-americano e tricampeão brasileiro de decatlo e tem grandes chances de se classificar para os Jogos de Atenas-2004. Se isso ocontecer, ele se tornará o primeiro brasileiro a participar da Olimpíada de Inverno e de Verão. O atleta é um dos sidepushes da equipe brasileira.


Matheus Facho Inocêncio
Prova: Bobsled (quarteto)
Nascimento: 17/05/81
Local: Patrocínio Paulista (SP)
Altura: 1,92 m
Peso: 93 kg
Principais resultados: Ganhou duas medalhas de bronze na América's Cup-2001, em Lake Placid (EUA)

O primeiro contato de Inocêncio com o bobsled aconteceu em novembro do ano passado. O atleta, terceiro colocado nos 110 m com barreiras no Campeonato Brasileiro-2000, não titubeou ao ser convidado para integrar a equipe nacional. Após o medo da primeira descida, ele se adaptou rapidamente à modalidade.


Rodrigo Palladino
Prova: Bobsled (quarteto)
Nascimento: 23/02/78
Local: Santo André (SP)
Altura: 1,76 m
Peso: 74 kg
Principais resultados: Ganhou duas medalhas de bronze na América's Cup-2001, em Lake Placid (EUA)

Tricampeão brasileiro e bicampeão sul-americano júnior dos 110 m com barreiras, Palladino não esteve nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 por apenas quatro décimos. No entanto a velocidade e impulsão de Palladino impressionaram Maleson, que há dois anos o convidou para fazer parte da equipe brasileira de bobsled.


Cristiano Rogério Paes
Prova: Bobsled (quarteto)
Nascimento: 30/06/74
Local: Santo André (SP)
Altura: 1,81 m
Peso: 90 kg
Principais resultados: Ganhou duas medalhas de bronze na América's Cup-2001, em Lake Placid (EUA)

Cristiano Paes é outro decatleta convidado por Maleson devido à velocidade e explosão. Ele foi duas vezes campeão paulista e dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, além de vice-campeão universitário de decatlo. Paes é um dos reservas do time que competirá em Salt Lake City.



Esqui nórdico

Franziska Lustosa Becskehazy
Prova: Cross country (50 km)
Nascimento: 07/02/66
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,59 m
Peso: 50 kg
Principais resultados: Venceu a etapa de Garphyttan do Campeonato Sueco-2001 e a etapa oficial da FIS, em Liatoppen (Noruega)

Há cerca de dois anos, Franziska Lustosa se casou com um norueguês e se mudou para Oslo, capital da Noruega, um dos países que domina a modalidade. A atleta brasileira passou a praticar o cross country regularmente como forma de lazer, mas, depois, percebeu que teria chances de se classificar para os Jogos de Salt Lake. Ela treina cerca de três horas por dia.


Alexander Douglas Penna

Prova: Cross country (10 km)
Nascimento: 15/06/74
Local: Filadélfia (EUA)
Altura: 1,74 m
Peso: 72 kg
Principais resultados: Venceu a etapa de Garphyttan do Campeonato Sueco-2001 e a etapa oficial da FIS, em Liatoppen (Noruega)

Alexander Penna começou no cross country por acaso. O interesse surgiu no início de 2001 após acompanhar um amigo que praticava o esporte. O atleta treinou duro e começou a competir com menos de dois meses de experiência. Sua performance impressionou alguns especialistas europeus que o incentivaram a seguir em frente.



Luge

Ricardo Raschini
Prova: Individual
Nascimento: 14/05/67
Local: Capivari (SP)
Altura: 1,82 m
Peso: 89 kg
Principais resultados: Prata na 1ª Copa Luge de Alberta, em Calgary, no Canadá (1998); bronze na 1ª Copa Sul-Americana/Caribenha, em Calgary (1998); e quarto lugar na Nations Cup, na Áustria (2000)

O snowboard foi o primeiro esporte de inverno que Raschini praticou. Depois, teve contato com o bobsled e, por último, o luge, que só começou a praticar aos 29 anos, em dezembro de 97. O atleta contou com a ajuda de um treinador austríaco para alcançar a classificação para os Jogos Olímpicos. Em Salt Lake, Raschini espera ser o atleta sul-americano mais bem classificado do luge.



Renato Mizoguchi
Prova: Individual
Nascimento: 27/09/75
Local: Sao Paulo (SP)
Altura: 1,69 m
Peso: 65 kg
Principais resultados: Medalha de ouro na Copa da Ásia (classe aberta)

Renato Mizogushi foi o último atleta brasileiro a obter vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City (EUA). Com isso, o Brasil terá dois representantes na prova individual do luge _trenó em que o praticante desce um pista deitado de costas.



Esqui alpino

Mirella Silva Prado Arnhold
Prova: Slalom
Nascimento: 30/05/83
Local: São Paulo (SP)
Altura: 1,59 m
Peso: 51 kg
Principais resultados: Bicampeã paranaense (97 e 98), pentacampeã brasileira (94, 95, 96, 97 e 2001) e atual nona colocada no ranking sul-americano

Incentivada pelo pai, Mirella começou a praticar o esporte aos 5 anos, quando foi com a família para uma temporada na Argentina. No começo, ela não se sentia muito à vontade para descer as montanhas de neve. Mesmo assim, aos poucos foi pegando gosto pelo esporte. Em 1994, na primeira vez que participou da competição, Mirella conquistou o campeonato brasileiro de sua categoria.



Nikolai Hentsch
Prova: Slalom gigante
Nascimento: 10/08/83
Local: Genebra (SUI)
Altura: 1,82 m
Peso: 80 kg
Principais resultados: Campeão brasileiro (2001) e 16º colocado na etapa de Vale Nevado (CHI) do Circuito da FIS (Federação Internacional de Esqui)

Hentsch viveu até os 16 anos na Suíça, onde começou a praticar o esqui com apenas dois anos. No entanto ele começou a competir há só dois anos, tempo suficiente para garantir a vaga para os Jogos Olímpicos. Por também ser cidadão europeu, Hentsch conta com boa estrutura para treinar e competir. A sua família tem um chalé nas montanhas suíças, onde ele passa o inverno europeu esquiando.


Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).