Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Curiosidades

  • O norueguês Jacobs Thams foi o segundo atleta a ganhar medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno e Verão. Ele foi campeão no salto de esqui na Olimpíada de Inverno de Chamonix-24. Em 1936, em Berlim, Thams fez parte da equipe da Noruega que ganhou a prata no iatismo, barcos até 8 metros.

  • A austríaca Erica Schinegger, campeã mundial de esqui em 1966, não pôde competir nos Jogos de 1968, em Grenoble, ao descobrir durante exames médicos que sua saliva apresentava apenas hormônios masculinos. Em análise posterior, a atleta descobriu que tinha órgãos sexuais masculinos que tinham crescido no interior do seu corpo. Schinegger fez uma cirurgia, trocou seu nome para Eric e, posteriormente, se casou.

  • Estados Unidos, Grã-Bretanha e Suécia são os únicos três países que participaram de todas as edições dos Jogos Olímpicos de Inverno.

  • A alemã-oriental Katarina Witt recebeu 35 mil cartas de amor depois de ganhar a medalha de ouro na patinação artística nos Jogos de Sarajevo-84. Quatro depois, Witt conquistou o bicampeonato olímpico.

  • O primeiro a alcançar tal feito foi Eddie Eagan, dos Estados Unidos. Eagan foi campeão no boxe, na categoria leve, em 1920, em Antuérpia, e participou da equipe dos Estados Unidos que conquistou o ouro no trenó de quatro pessoas em 1932, em Lake Placid.

  • Na Olimpíada de Nagano-98, o canadense Ross Rebagliati, vencedor do slalom gigante do snowbording, teve seu exame antidoping positivo. O exame de dopagem do COI indicou a presença de 17,8 gramas de maconha no organismo do atleta.

    Como a maconha faz parte das drogas proibidas pelo COI, Rebagliali teve sua medalha caçada. Logo depois, o COC (Comitê Olímpico Canadense) entrou com uma apelação junto à entidade contra a decisão de retirar a medalha de Rebagliali.

    Depois de muita discussão, houve um novo julgamento na Corte de Arbitragem para o Esporte, que determinou que a medalha de ouro fosse mantida para Rebagliati. A alegação apresentada pelo COC foi a de que Rebagliati havia frenquentado locais onde havia pessoas fumando e, portanto, tinha sido vítima passiva.

  • O torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno de Saint Moritz-48 foi marcado pela controvérsia causada pela disputa entre o USOC (Comitê Olímpico dos Estados Unidos) e a AHA (Associação Amadora de Hóquei). As duas entidades tinham enviado duas equipes diferentes.

    O COI, no entanto, ameaçou cancelar a competição de hóquei se a AHA e o USOC não entrassem num acordo. Decidiu-se então, que a equipe da AHA poderia jogar, mas seus resultados não contariam. A equipe acabou finalizando em quarto.

  • A cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno de Oslo-52 aconteceu no mesmo dia do funeral do rei George 6º da Inglaterra.

  • A vitória dos alemães nas duplas do bobsled na Olimpíada de Oslo-52 aconteceu mais por causa do peso de seus competidores do que devido à habilidade. Andreas Ostler e Lorenz Nieberl pesavam mais de 230 quilos. Como trenós mais pesados possibilitam alcançar uma velocidade maior, a dupla alemã acabou levando vantagem.

  • Mais tarde, Lorez Nieberl presidiu a Federação Internacional de Bobsleigh. Entre as suas medidas, ele limitou o peso máximo dos participantes a fim de que uma equipe não levasse vantagem sobre as outras.

  • Originalmente os Jogos Olímpicos de Inverno de 1976 seriam realizados em Denver, no Estado do Colorado, Estados Unidos. Entretanto, logo depois que Denver foi escolhida, alguns grupos passaram a protestar contra realização do evento. Eles queriam o cancelamento dos Jogos, pois alegavam que a competição traria graves problemas ambientais e econômicos.

    A pressão fez com que, em 1972, fosse aprovada uma lei no Colorado proibindo que o Estado utilizasse dinheiro público para financiar a competição. Não tendo outra escolha, os organizadores comunicaram ao COI que a cidade não poderia mais realizar o certame. Em uma reunião da emergência, o COI definiu Innsbruck, na Áustria, como anfitrião dos Jogos 1976.

  • Os Estados Unidos, que desde 1948 vinham dominando a patinação artística, conquistaram apenas uma de bronze nos Jogos de Inverno de Innsbruck-64, com Scott Allen, de 14 anos. O fraco desempenho dos norte-americanos ainda era conseqüência da tragédia ocorrida em 1961, quando a equipe inteira de patinação artística morreu em um acidente de ônibus.

  • Um dos fatos marcantes dos Jogos de Calgary-88 aconteceu logo no primeiro dia de competições. O norte-americano Dan Jansen, pouco antes de disputar as provas de patinação de velocidade, recebeu a notícia que sua irmã mais velha tinha morrido. Abalado, Jansen acabou caindo em ambas as provas, os 500 e 1.000 m, de que participou.

  • A alemã-oriental Christa Luding Rothenburger foi ouro nos 1.000 e a prata nos 500 m da patinação velocidade em Calgary-88. Sete meses depois, Christa competiu nos Jogos Olímpicos de Verão, em Seul, e obteve a prata no ciclismo, prova de velocidade.

  • Um das estrelas em Calgary foi o finlandês Matti Nykänen. Vencedor do salto de esqui (90 m) em Saravejo, Nykänen foi o primeiro homem a ganhar as duas provas de salto de esqui _70 e 90 metros _ em uma mesma edição dos Jogos. Na montanha de 90 m, ele voou 118,5 m, no salto mais longo já realizado nas Olimpíadas de Inverno até aquele momento.

    Na prova de 200 m por equipes, o "finlandês voador", como passou a ser chamado, ultrapassou duas vezes o ponto crítico, garantindo mais uma medalha de ouro para a Finlândia. Depois de vencer os 70 m, Nykänen se tornou conhecido no mundo inteiro ao declarar: "Você não deve rir do Eddie, ele é bom para o nosso esporte". Ele estava se referindo a Eddie "The Eagle" Edwards, último colocado.

  • Em 1988, a Jamaica classificou uma equipe para a prova do quartelo do bobsled. O esforço jamaicano inspirou a realização do filme "Jamaica abaixo de zero", que fez um inesperado sucesso nos cinemas brasileiros. Além disso, a participação da Jamaica fez com que outros países de clima quente também disputassem posteriormente os Jogos Olímpicos de Inverno.

  • O esquiador suíço Nicolas Bachaty, de 27 anos, morreu ao chocar-se violentamente contra o trator que preparava a pista durante a Olimpíada de Inverno de 88. No momento, ele fazia o aquecimento e não escutou a sirene e nem viu o sinalizador da máquina. Outro esquiador conseguiu desviar-se e evitar mais um acidente. Em protesto, os demais membros da equipe da Suíça resolveram abandonar a competição.

  • Um dos fatos que acabou despertando grande interesse em relação aos Jogos de Lillehamer-94 foi o ataque sofrido pela patinadora Nancy Kerrigan. No dia 6 de janeiro, pouco antes do Campeonato Norte-Americano de patinação artística, que definiria os representantes dos Estados Unidos para a Olimpíada, uma pessoa atingiu o joelho de Nancy com uma barra de ferro.

    Sem a sua presença, a principal adversária, Tonya Harding venceu o campeonato e se classificou para os Jogos. Uma semana depois, três homens foram presos e descobriu-se que o mandante tinha sido Jeff Gillooly, ex-marido de Tonya. Ele acabou confessando a sua culpa e acusou a ex-mulher de ter dado autorização para o ataque.

    Tonya, no entanto, negou a história. No dia 25 de fevereiro, recuperada, Nancy Kerrigan participou dos Jogos e conquistou a medalha de prata, enquanto Tonya Harding conseguiu somente o oitavo lugar. O ouro ficou com a campeã mundial de 1993, a ucraniana Oksana Baiul.

  • Especial

    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).