Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Inverno de Chamonix-1924

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Idealizados pelo Barão Pierre de Coubertin em 1896, em Atenas, os Jogos Olímpicos alcançaram rapidamente enorme sucesso. A cada edição novos esportes eram incluídos no programa oficial. Em 1908, em Londres, foi disputado, por exemplo, a patinação artística no gelo. Em 1920, em Antuérpia, também fez parte o hóquei no gelo.

A inclusão de modalidades típica de países em que há baixas temperaturas, trazia alguns problemas, pois os Jogos sempre se desenvolviam no verão.

Além disso, era cada vez maior a participação de nações em que estes esportes eram quase desconhecidos.

Em 1924, ano em que se realizaria os Jogos de Paris, o COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu promover de 24 de janeiro a 5 de fevereiro em Chamonix, na França, um evento apenas com modalidades praticadas no gelo. Inicialmente a competição ganhou status de "A Semana Internacional de Esportes de Inverno". Dois anos depois, no entanto, o COI reconheceu oficialmente o evento como os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.

Fizeram parte do programa dos Jogos de Chamonix cinco modalidades: esqui nórdico, patinação artística, patinação de velocidade, hóquei no gelo e trenó. Um total de 14 provas foram realizadas. A competição teve a participação de 258 atletas (245 homens e 13 mulheres), representando 16 nações.

Como era esperado, os Jogos foram dominados pelos países nórdicos. A Noruega terminou em primeiro, com 18 medalhas (quatro de ouro, sete de prata e sete de bronze). A Finlândia finalizou na segunda colocação, com dez (quatro de ouro, três de prata e três de bronze).

Dos 16 países presentes, dez conquistaram medalhas. Os anfitriões tiveram um desempenho apenas modesto. Ganharam apenas uma de bronze, conquistada por Andrée Joly e Pierrè Brunet na prova de duplas da patinação artística.

Um dos destaques em Chamonix foi o norueguês Thorleif Haug. Ele ganhou três medalhas de ouro no esqui nórdico (cross country 18 km, 50 km e combinado) e uma de bronze (saltos). No entanto o maior número de medalhas foi obtido pelo finlandês Clas Thunberg. Ele faturou cinco: três de ouro (1.500 e 5.000 m e combinado), uma de prata (10.000) e uma de bronze (500) na patinação de velocidade. A sua marca só seria igualada em 1980, em Lake Placid.

O norte-americano Charles Jewtraw, campeão dos 500 m da patinação de velocidade tornou-se o primeiro medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Na disputa do hóquei no gelo, o Canadá bateu na final os Estados Unidos. Os dois países eram na época as principais forças da modalidade. Em 1917, tinha sido disputada a primeira edição da Stanley Cup, que reúne as principais equipes canandenses e norte-americanas.

O norueguês Jacobs Thams foi campeão no salto de esqui. Em 1936, em Berlim, Thams fez parte da equipe da Noruega que ganhou a prata no iatismo, barcos até 8 metros. Ele foi o segundo atleta da história a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno.

O primeiro foi Eddie Eagan, dos Estados Unidos. Eagan foi campeão no boxe, na categoria leve, em 1920, em Antuérpia, e participou da equipe dos Estados Unidos que conquistou o ouro no trenó de quatro pessoas em 1932, em Lake Placid.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).