Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Inverno de Saint Moritz-1928

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

O grande sucesso da primeira edição dos Jogos de Inverno fez com que o número de participantes em 1928, em Saint Moritz, fosse muito superior. O evento contou com 464 atletas (438 homens e 26 mulheres), cerca de 84% a mais do que os 258 que estiveram em Chamonix.

O número de países também cresceu. Em Saint Moritz, 28 nações estiveram presentes. A Noruega voltou a liderar o quadro de medalhas, com 15 (seis de ouro, quatro de prata e cinco de bronze).

Os Estados Unidos, com seis (duas de ouro, duas de prata e duas de bronze), finalizaram em segundo. A Suécia com cinco (duas de ouro, duas de prata e uma bronze) ficou em terceiro.

Exatas 12 nações ganharam medalhas nos Jogos de 1928, sendo que a Alemanha e a Tchecoslováquia conseguiram a primeira. A Alemanha foi bronze na prova de trenó quatro pessoas, e a Tchecoslováquia levou o bronze no esqui nórdico, prova de saltos, com Rudolf Burkert.

No trenó, a Argentina esteve muito perto de ganhar a primeira medalha para América do Sul. A equipe formada por Arturo Gramajo, Ricardo Gonzales Moreno, Mariano Domaria, Rafael Iglesias e John Victor Nash terminou em quarto.

Uma das estrelas do certame foi a norueguesa Sonja Henie, que mais tarde pediria a naturalização norte-americana. Com 15 anos, Sonja venceu a prova feminina de patinação artística. Com brilho técnico e senso de negócios, ela revolucionou a patinação artística.

Sonja ganhou seus primeiros patins aos seis anos de idade, e quatro anos depois já era campeã nacional júnior da Noruega. Seu modo sexy de se vestir, sempre de saias curtas, mudou o estilo das atletas da patinação artística.

Além do ouro em 1928, Sonja se sagraria campeã olímpica em Lake Placid e Gamisch-Partenkirchen. Ela também foi campeã mundial de 1927 a 1936 e européia de 1931 a 1936.

Pouco tempo depois, do terceiro título olímpico, Sonja foi morar nos Estados Unidos. Na América, ela se profissionalizou e alugou um rinque em Hollywood, onde montou um show. Darryll Zanuck, impressionado, ofereceu um contrato lucrativo na Fox. O seu primeiro filme, One in Million (1937), foi um sucesso. Ao todo, Sonja participou de onze filmes, entre os mais conhecidos estão "A Morte do Cisne" e "O Lago dos Cisnes".

Em Saint Moritz, o finlandês Clas Thunberg, perto de completar 35 anos, ganhou mais duas de ouro nos 500 e 1.500 m da patinação de velocidade. Nos 500, Thunberg dividiu a primeira colocação com o norueguês Bernt Evensen.

No hóquei, a equipe canadense reprisou o ouro conquistado quatro anos antes. Desta vez, o Canadá bateu na final a equipe da Suécia. Bronze em Chamonix, a dupla francesa Andrée Joly e Pierrè Brunet subiu duas posições em Saint Moritz e garantiu a única medalha de ouro da França na competição.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).