Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Garmisch-Partenkirchen-1936

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Em 1936, além de organizar os Jogos Olímpicos de Verão em Berlim, a Alemanha nazista de Adolf Hitler também foi palco de 6 a 16 de fevereiro, em Garmisch-Partenkirchen, dos Jogos Olímpicos de Inverno.

O certame contou com um recorde 668 atletas (588 homens e 80 mulheres), representando 28 países. Em Garmisch-Partenkirchen, 17 provas fizeram parte do programa dos Jogos, três a mais do que nas edições anteriores.

Foi incluído no programa pela primeira vez o esqui alpino. No combinado, ganhou o alemão Franz Pfnur. Na disputa feminina, venceu mais um representante da Alemanha, Christl Cranz.

A Noruega, que foi superada pelos Estados Unidos, em Lake Placid, voltou a liderar o quadro de medalhas. Os noruegueses ganharam 15 (sete de ouro, cinco de prata e três de bronze). Os anfitriões terminaram em segundo, com seis (três de ouro e três de prata). O terceiro posto ficou com a Suécia, sete (duas de ouro, duas de prata e três de bronze).

A patinadora norueguesa Sonja Henie conquistou o tricampeonato olímpico na prova individual da patinação artística. No masculino, o austríaco Karl Schäfer repetiu a conquista obtida em 1932. Entre as duplas, a Alemanha ganhou com Maxi Herber e Ernst Baier.

Na patinação velocidade, o norueguês Ivar Ballangrud conquistou três de ouro (500, 5.000 e 10.000) e uma de prata (1.500). No hóquei no gelo, o Canadá, favorito a ganhar o quinto título olímpico, foi surpreendido pela Grã-Bretanha.

No entanto a equipe britânica era formada em sua maioria por jogadores de origem canadense. A norueguesa Laila Schou Nilsen, de 16 anos, bronze no alpino combinado, só não conquistou mais medalhas porque em 1936, ainda não havia nenhuma prova de patinação velocidade para as mulheres. Na época, Laila detinha os recordes mundiais nas distâncias entre 500 e 5.000 m.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).