Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Inverno de Oslo-52

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Finalmente em 1952, os Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados em um país escandinavo. Coube à Noruega, principal força dos Jogos até aquele momento, promover em sua capital Oslo a sexta edição do certame.

Os Jogos contaram com um recorde de 30 países e 694 atletas (585 homens e 109 mulheres). A cerimônia de abertura aconteceu no mesmo dia do funeral do rei George 6º da Inglaterra. A pira olímpica foi acesa pelo atleta Eigil Nansen.

Competindo em casa, a Noruega manteve a supremacia e terminou em primeiro, com 15 medalhas (sete de ouro, três de prata e cinco de bronze).

A equipe dos Estados Unidos também alcançou um bom desempenho, conquistando 11 pódios (quatro de ouro, seis de prata e uma de bronze). A Finlândia terminou em terceiro, com nove (três de ouro, quatro de prata e duas de bronze).

No esqui alpino, a norte-americana Andrea Mead Lawrence, 19 anos, foi uma das surpresas dos Jogos, após ganhar inesperadamente o slalom e slalom gigante. Na disputa masculina, o austríaco Othmar Schneider levou o ouro no slalom e a prata no downhill.

Os anfitriões dominaram o esqui nórdico e a patinação de velocidade. O patinador norueguês Hjalmar Andersen venceu os 1.500, 5.000 e 10.000 m. Na patinação artística, o norte-americano Dick Button conquistou o bicampeonato. Os alemães dominaram no trenó, ganhando nas duplas e no quarteto.

A vitória nas duplas aconteceu mais por causa do peso de seus competidores do que devido à habilidade. Andreas Ostler e Lorenz Nieberl pesavam mais de 230 quilos. Como trenós mais pesados possibilitam alcançar uma velocidade maior, a dupla alemã acabou levando vantagem.

Mais tarde, Lorez Nieberl presidiu a Federação Internacional de Bobsleigh. Entre as suas medidas, ele limitou o peso máximo dos participantes a fim de que uma equipe não levasse vantagem sobre as outras. O Canadá pela sexta vez ficou com o ouro no hóquei. Os canadenses voltaram a bater na decisão a equipe norte-americana.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).