Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Inverno de Cortina D' Ampezzo-1956

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

A cidade italiana de Cortina D' Ampezzo precisou esperar 12 anos para organizar os Jogos Olímpicos de Inverno. O evento estava programado originalmente para acontecer em 1944, mas acabou cancelado devido à 2ª Guerra Mundial.

Estiveram presentes 820 atletas (688 homens e 132 mulheres), representando 32 nações. Fez a sua estréia no evento a União Soviética. Em sua primeira aparição, os soviéticos causaram espanto ao finalizarem em primeiro lugar, com 16 medalhas (sete de ouro, três de prata e seis de bronze).

A Áustria terminou em segundo, com 11 (quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze).

No esqui alpino, brilhou o austríaco Toni Sailer. Ele ganhou as três provas: downhill, slalom e slalom gigante. A União Soviética dominou os eventos da patinação de velocidade. Ievguêni Grishin foi campeão nos 500 e 1.500 m e Boris Schilkov, nos 5.000 m.

A única prova não vencida pelos soviéticos foi os 10.000 m, em que triunfou o sueco Sigvard Ericsson. Foi a primeira vez em 24 anos que a Noruega não conquistou nenhum ouro na patinação de velocidade. Os noruegueses só conseguiram vencer no esqui nórdico. Hallgeir Brenden ganhou o cross country 15.000 m e Antti Hyvärinen, o salto de esqui.

Na patinação artística, o norte-americano Hayes Alan Jenkins ganhou no masculino e a compatriota Tenley Albright, no feminino. Das seis medalhas em disputa nas duas provas, os Estados Unidos ficaram com cinco. No masculino, Ronald Robertson e David Jenkins garantiram ainda a prata e o bronze, respectivamente, enquanto Carol Heiss obteve a prata entre as mulheres.

A Itália, mesmo sediando os Jogos, finalizou apenas em oitavo. Os italianos ganharam somente três medalhas, todas no trenó. Os anfitriões conquistaram o ouro, com Lamberto Dalla Costa e Giacomo Conti, e a prata, com Eugenio Monti e Renzo Avera, no trenó em duplas. Eugenio Monti, Ulrico Girardi, Renzo Alvera e Renalto Mocellini levaram a prata no quarteto. O ouro ficou com a Suíça.

A União Soviética levou o ouro no hóquei sem perdeu uma única partida. Os soviéticos bateram na decisão os rivais norte-americanos. O Canadá pela primeira vez não terminou nas duas primeiras colocações. Os canadenses conseguiram apenas o bronze.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).