Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Inverno de Squaw Valley-1960

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

A sétima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados em Squaw Valley, nos Estados Unidos. Um dos problemas que cercou os Jogos foram as dificuldades apresentadas nas provas de esqui alpino e cross country, do esqui nórdico.

Além disso, foi excluído do programa as contendas de bobsled, pois não havia local apropriado e os organizadores achavam demasiado caro construir uma pista. Participaram do certame 665 atletas (522 homens e 143 mulheres), representando 30 países.

Em Squaw Valley, a União Soviética voltou a liderar a classificação, com 21 medalhas (sete de ouro, cinco de prata e nove de bronze).

Os Estados Unidos terminaram em terceiro, com dez (três de ouro, quatro de prata e três de bronze), atrás da Alemanha, com oito (quatro de ouro, três de prata e uma de bronze). Apesar de terem conquistados mais medalhas que os alemães, os norte-americanos perderam na contagem de primeiro lugares.

Em 1960, fez a sua estréia olímpica o biatlo, vencida pelo sueco Klas Lestander. O biatlo congrega as provas de esqui e tiro. Um dos fatos marcantes dos Jogos de Squaw Valley foi a medalha de ouro conquistada pelos Estados Unidos no hóquei.

Foi o primeiro laurel olímpico da equipe norte-americana. Desde o início, os favoritos para levar o ouro eram o Canadá e a União Soviética, que era a atual campeã. Na decisão, os Estados Unidos bateram a Tchecoslováquia.

Na patinação velocidade, o soviético Ievguêni Grishin conquistou o bicampeonato olímpico nos 500 e 1.500 m. Na disputa feminina, a compatriota Lydia Skoblikova também ganhou duas de ouro. Lydia venceu os 1.500 e 3.000 m. Na patinação artística, ganhou o norte-americano David Jenkins.

Ele era irmão de Hayes Alan Jenkins, ouro em Cortina D'Ampezo. Prata em 1956, a norte-americana Carol Heiss levou o ouro em Squaw Valley. No esqui alpino, o austríaco Ernst Hinterseer venceu no slalom e somou um terceiro lugar no slalom gigante. No esqui nórdico, a União Soviética terminou com oito medalhas, a Finlândia, com seis, e a Suécia, com cinco.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).