Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Inverno de Grenoble-1968

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, na França, foram os maiores realizados até aquele momento. Participaram do evento 37 países, com 1.158 atletas (947 homens e 211 mulheres). Os Jogos tiveram a disputa de 37 provas em oito modalidades: biatlo, esqui alpino, esqui nórdico, hóquei no gelo, patinação artística, patinação de velocidade, luge e bobsled.

Depois de ser superada pela União Soviética nas últimas três edições dos Jogos, a Noruega, enfim, conseguir terminar na frente no quadro de medalhas.

Os noruegueses conquistaram 14 (seis de ouro, seis de prata e duas de bronze). Os soviéticos ficaram no segundo posto, com 13 (cinco de ouro, cinco de prata e três de bronze). A França ficou em terceiro, com nove (quatro de ouro, três de prata e duas de bronze).

A principal estrela dos Jogos foi o esquiador francês Jean Claude Killy. Ele ganhou no donwhill, slalom e slalom gigante. Killy foi o segundo esquiador da história a vencer as três provas em uma única Olimpíada. Em 1956, o austríaco Toni Sailer também tinha arrebato o ouro nas três provas.

Na disputa feminina, a francesa Marielle Goitschel, ouro no slalom gigante e prata no slalom em 1964, conquistou o título do slalom. No esqui nórdico, a sueca Toini Gustafsson arrebatou o ouro nos 5 e 10 km e uma prata no revezamento 3 x 5 km.

Na patinação artística, a dupla soviética Ludmilla Belousova e Oleg Protopopov ganhou o bicampeonato olímpico. A norte-americana Peggy Fleming e o austríaco Wolfgang Schwarz venceram a competição de simples.

Depois de conquistar duas medalhas de prata em 1956 e duas de bronze em 1964, o italiano Eugenio Monti somou duas de ouro em Grenoble. Em parceria com Luciano de Paolis, ele venceu o trenó em duplas. A outra vitória foi no trenó de quatro pessoas. Além de Monti, fizeram parte da equipe Roberto Zandonella, Mario Armano e Luciano de Paolis.

No biatlo, o norueguês Magnar Solberg terminou em primeiro, com o soviético Alexander Tikonov, em segundo. Na prova de revezamento, no entanto, Tikonov ajudou a União Soviética a vencer a Noruega.

O austríaco Manfred Schmid superou o alemão-oriental Thomas Köhler, que era o atual campeão, e ficou com o ouro do luge. Köhler, no entanto, finalizou em primeiro nas duplas, em parceria com Klaus-Michael Bonsack. Entre as mulheres, a vitória foi da italiana Erica Lechner.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).