Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Inverno de Sapporo-1972

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Os Jogos Olímpicos de Inverno em Sapporo, no Japão, contaram com a participação de 1006 atletas (800 homens e 206 mulheres), representando 35 países. Em Sapporo, foram realizadas 35 provas em oito modalidades, mesmo número de Grenoble.

A União Soviética, que havia sido superada pela Noruega quatro anos antes, retomou a supremacia e conquistou 16 medalhas (oito de ouro, cinco de prata e três de bronze).

Em segundo ficou a Alemanha Oriental, com 14 (quatro de ouro, três de prata e sete de bronze). A Suíça somou 10 (quatro de ouro, três de prata e três de bronze).

Também alcançou uma boa performance a Holanda. Os holandeses terminaram na quarta colocação, com nove (quatro de ouro, três de prata e duas de bronze).

A boa colocação da Holanda aconteceu graças ao excelente desempenho de seus pantinadores. As nove medalhas obtidas pelo país foram na patinação de velocidade. Ard Schenk conquistou três vitórias nos 1.000, 5.000 e 10.000 m.

Na disputa feminina, Christina Baas-Kaiser levou o ouro nos 3.000 e a prata nos 1.500 m. Além de Schenk e Christina, Cornelius Verkerk conseguiu uma prata nos 10.000 m, enquanto Atje Keulen-Deelstra foi prata nos 1.000 e bronze nos 1.500 e 3.000 m.

Na prova de 70 metros do salto de esqui, os anfitriões terminaram nas três primeiras colocações, respectivamente com Yukio Kasaya, Akitsugu Konno e Seiji Aochi. As três medalhas foram as únicas conquistadas pelo Japão. No cross country, o norueguês Pål Tyldum foi ouro nos 50 km e prata nos 30 km e no revezamento 4 x 10 km.

No cross country, a soviética Galina Kulakova venceu os 5 e 10 km e o revezamento 3 x 5 km. O norueguês Magnar Solberg obteve seu segundo título olímpico nos 20 km do biatlo. No slalom do esqui alpino, Francisico Ochoa tornou-se o primeiro espanhol a ganhar uma medalha nas Olimpíadas de Inverno.

Ochoa terminou à frente dos irmãos italianos Gustavo e Rolando Thöni. Gustavo também conquistou o ouro no slalom gigante. Entre as mulheres, a estrela foi a suíça Marie Therese Nadig, vencedora do donwhill e slalom gigante.

Em 1972, no Campeonato Mundial de hóquei no gelo, em Praga, a Tchecoslováquia quebrou uma série de nove títulos (sete mundiais e dois olímpicos) da União Soviética. Em Sapporo, no entanto, a Tchecoslováquia terminou apenas em terceiro. Na decisão, a União Soviética bateu os Estados Unidos e garantiu o tricampeonato olímpico.

Irina Rodnina e Aleksey Ulanov, da União Soviética, ganharam nas duplas da patinação artística. A austríaca Beatrix Schuba e o tcheco Ondrej Nepala faturaram o ouro nas competições de simples.

No trenó de duplas, os alemães-ocidentais Wolfgang Zimmerer e Peter Utzschneider finalizaram em primeiro. No quarteto, a vitória foi da equipe suíça formada por Jean Wicki, Hans Leutenegger, Werner Camichel e Edy Hubacher.

No luge, o domínio foi dos competidores da Alemanha Oriental. Wolfgang Scheidel e Annamaria Müller venceram no individual, enquanto Horst Hoernlein e Reinhard Bredow dividuram o ouro com os italianos Paul Hildgartner e Walter Plaikner.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).