Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Inverno de Innsbruck-1976

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Originalmente os Jogos de 1976 aconteceriam em Denver, no Estado do Colorado (EUA). Entretanto, logo depois que Denver foi escolhida, alguns grupos passaram a protestar contra realização do evento. Eles queriam o cancelamento dos Jogos, pois alegavam que a competição traria graves problemas ambientais e econômicos.

A pressão fez com que, em 1972, fosse aprovada uma lei no Colorado proibindo que o Estado utilizasse dinheiro público para financiar a competição.

Não tendo outra escolha, os organizadores comunicaram ao COI que a cidade não poderia mais realizar o certame.

Em uma reunião da emergência, o COI definiu Innsbruck, na Áustria, como anfitrião dos Jogos 1976. Um total de 1.123 atletas (892 homens e 231 mulheres), representando 37 países, estiveram competindo em Innsbruck. Das 37 medalhas de ouro distribuídas, a União Soviética ganhou 17. Os soviéticos também conquistaram seis de prata e oito de bronze, totalizando 31.

Em segundo ficou a Alemanha Oriental, com 19 (sete de ouro, cinco de prata e sete de bronze). Os dois países juntos alcançaram 64,86% do total de medalhas de ouro. Os Estados Unidos, com 10 (três de ouro, três de prata e três de bronze) finalizaram em terceiro. A Áustria, mesmo competindo em casa, teve uma participação a baixo do esperado. Ganhou duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. As únicas vitórias aconteceram no downhill, com Franz Klammer, e no salto de esqui (90 metros), com Karl Schnabl.

No slalom gigante, vencido pelo suíço Heini Hemmi, finalizou na terceira colocação o sueco Ingemar Stenmark, que mais tarde se consagraria com um dos melhores esquiadores de todos os tempos. Uma das estrelas em Innsbruck foi alemã-ocidental Rosi Mittermaier.v Ela ganhou ouro no downhill e no slalom e uma prata no slalom gigante. Depois de dominar a patinação de velocidade em Sapporo, a Holanda não repetiu o êxito em 1976. O único título foi conquistado por Piet Kleine nos 10.000 m. Ele também foi prata nos 5.000.

Nas duas provas, a Holanda também faturou o bronze com Hans van Helden. Na disputa feminina, a soviética Tatjana Averina venceu os 1.000 e 3.000 e terminou em terceiro os 500 e 1.500 m. No cross country, a compatriota Raisa Smetanina foi medalha de ouro nos 10 km e no revezamento 4 x 5 km e prata nos 5 km.

O soviético Nikolai Kruglov conquistou o ouro no biatlo individual e por equipes. Na patinação artística, o casal soviético Irina Rodnina e Aleksandr Zaitsev, que eram os atuais tricampeões mundiais, confirmaram o favoritismo.

Além dos três títulos mundiais com Zaitsev, Irina também foi cinco vez campeã mundial e uma olímpica em parceria com Aleksei Ulanov. Na individual feminina, a norte-americana Dorothy Hamill, que havia conquistado medalha de prata nos mundiais de 1974 e 1975, superou a holandesa Dianne de Leeuw, que era a atual campeã do mundo.

Em 1976, as duas voltaram a se encontrar no Mundial de Gotemburgo e, novamente, Dorothy saiu vitoriosa. Entre homens, o vencedor foi o britânico John Curry, que depois também levou o ouro no mundial de Gotemburgo.

Em Innsbruck, fez a estréia no programa a dança no gelo. A medalha de ouro foi conquistada pela dupla soviética Ludmila Pakhomova e Aleksandr Gorshkov, que havia conquistado cinco títulos mundiais, entre 1970 e 74.

No trenó, as provas foram dominadas pela Alemanha Oriental. Meinhard Nehmer e Bernhard Germehausen venceram nas duplas. Os dois em companhia de Jochen Babcock e Bernhard Lehmann levaram ainda o título no quarteto.

Os alemães-orientais também somaram três vitórias no luge. Detlef Gunther e Margit Schumann venceram as competições individuais, enquanto Hans Rinn e Norbert Hahn ganharam nas duplas.

Em 1976, a União Soviética conquistou o quarto título consecutivo no hóquei no gelo. A série havia começado justamente em Innsbruck, em 1964, quando a cidade promoveu pela primeira vez os Jogos. Os soviéticos terminaram com 100% de aproveitamento.

Ganharam as seis partidas, anotando 56 gols e sofrendo 14, saldo de 42. A prata ficou com a Tchecoslováquia, que terminou com a segunda melhor campanha _cinco vitórias em seis partidas. A única derrota foi justamente na partida contra União Soviética. A decepção ficou por conta dos Estados Unidos, que terminaram apenas em sexto.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).