Folha Online Esporte Olimpiada de Inverno
Olimpíada de Inverno
Olimpíada de Inverno de Lake Placid-1980

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Nos Jogos de 1980, em Lake Placid, o patinador norte-americano Eric Heiden alcançou uma façanha, que dificilmente será igualada por outro atleta, ao ganhar todas as provas da patinação de velocidade. Ele venceu os 500, 1.000, 1.500, 5.000 e 10.000 m.

Das seis medalhas de ouro conquistadas pelos Estados Unidos, cinco foram obtida por Heiden. A outra vitória norte-americana aconteceu no hóquei no gelo. Os norte-americanos não eram cotados como candidatos ao título.

Mas, durante o torneio, derrotaram todos os favoritos, entres eles a forte equipe da União Soviética. A União Soviética ficou com a prata.

Os Jogos de Lake Placid tiveram a participação de 1072 atletas (839 homens e 233 mulheres), representando 37 nações. Para a tristeza dos anfitriões, a União Soviética terminou em primeiro no quadro de medalhas, com 22 (dez de ouro, seis de prata e seis de bronze).

Os soviéticos, no entanto, em número de pódios, foram superados pela Alemanha Oriental, com 25 (nove de ouro, sete de prata e sete de bronze). Os Estados Unidos ficam em terceiro, com 12 (seis de ouro, quatro de prata e duas de bronze).

O soviético Nikolai Zimjatov arrebatou três ouros no cross country. Ele foi campeão nos 30 e 50 km e no revezamento 4 x 10 km. No biatlo, o soviético Anatoliy Aljabjev ganhou ouro nos 20 km e no revezamento 4 x 7,5 km e um bronze nos 10 km. O primeiro colocado nos 10 km foi Frank Ullrich, da Alemanha Oriental.

Ulrich também conquistou duas de prata nos 20 km e no revezamento 4 x 7,5 km. No esqui alpino, o sueco Ingemar Stenmark foi o vencedor do slalom e slalom gigante. Entre as mulheres, Hanni Wenzel, de Liechenstein, foi ouro no slalom e slalom gigante e prata no downhill. Na patinação artística, o casal soviético Irina Rodnina e Aleksandr Zaitsev conquistaram o bicampeonato nas duplas.

O britânico Robin Cousins surpreendeu ao vencer a competição masculina. Até então, o seu melhor resultado tinha sido um segundo lugar alcançado no Campeonato Mundial de 1979, em Viena (Áustria).

Na individual feminina, venceu a alemã-oriental Anett Pötszsch. Em 1980, Anett conquistou, além do ouro olímpico, o título no mundial em Dortmund e o tetracampeonato europeu, em Gotemburgo.

A dupla soviética Natalia Linisjuk e Gennadiy Karponosov, campeões mundiais em 1978 e 1979, conquistou o título na dança. A prata ficou com Krisztina Regöczy e Andras Sallay, da Hungria.

No bobsled, os suíços Erich Schaerer e Josef Benz venceram nas duplas, enquanto o quarteto da Alemanha Oriental levou o ouro no quarteto. No luge, os alemães-orientais Hans Rinn e Norbert Hahn venceram nas duplas, repetindo a conquista de 1976. Na individual, ganhou outro representante da Alemanha Oriental, Bernhard Glass. Entre mulheres, a campeã foi a soviética Vera Zozulia.

Especial

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).