Cotidiano
Vôo 3054
Seções
18/07/2007 - 18h59

Saiba mais sobre as vítimas no acidente com o vôo 3054

Publicidade

da Folha Online

da Folha de S.Paulo

Confira abaixo mais informações sobre algumas das pessoas que morreram no acidente com o vôo 3054 da TAM, que caiu na terça-feira (17) em São Paulo. Os nomes foram organizados por ordem alfabética.

Esta lista continua em atualização. Caso você tenha informações sobre as vítimas, clique aqui.

A


Adelaide Moura, 74, viúva, sócia do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul). Ao todo, a entidade perdeu nove membros no acidente aéreo. Vinha a São Paulo em militância sindical. Fazia parte do grupo de tricoteiras, que se reunia para tricotar semanalmente.

Adrien Jeremie Julien Brisson (fornecedor TAM), 28, francês, prestava consultoria para a TAM no Brasil, onde morava havia seis anos. Seu pai e irmão vieram ao país após saber do acidente.

Akio Iwasaki
Akio Iwasaki, 70, era gerente comercial da farmacêutica Dorsay-Monange, empresa em que trabalhava havia mais de 30 anos. Deixa mulher, dois filhos e dois netos. Havia viajado a Porto Alegre a trabalho.


Alanis Ura de Andrade
Alanis Ura de Andrade, 2, filha de Márcio Rogério Andrade, 35, e de Melissa Ura Doná Andrade, 29, que também morreram no acidente. Também morreu o tio André Ura, 25.


Alejandro Guillermo Camozzi, 31, empresário argentino. Morava em São Paulo desde janeiro de 2005 e era casado com uma brasileira.

Alexandre Góes, 35, engenheiro de produção formado pela Universidade Federal de São Carlos. Nascido em Campinas, morava em São Paulo havia alguns anos. Deixa mulher, Claudia, e um filho de oito anos, Christian.

Alexandre L. Catussatto (funcionário TAM Express), 27, representante comercial da TAM Express, trabalhava no prédio da empresa atingido pelo vôo 3054. Ele telefonou para a mãe, dona-de-casa Zilda Lopes Catussatto, para dizer que estava morrendo asfixiado.

Aline Monteiro Castigo (funcionária da TAM), 28, solteira e sem filhos, comissária de bordo, trabalhava na TAM havia sete anos, de Ribeirão Preto (SP).

Álvaro Alexandre da Rocha Pinto Breguez (funcionário da TAM)
Álvaro Alexandre da Rocha Pinto Breguez (funcionário da TAM), 36. Nascido em Governador Valadares (MG), era solteiro e trabalhava como comissário de bordo havia 10 anos, o último deles na TAM. No dia do acidente, estava de folga e voltava de Porto Alegre, onde tinha uma escola de inglês, montada à época em que residia na cidade. Morava em São Paulo havia um ano.


Ana Carolina Cunha
Ana Carolina Cunha, 10, estudante. Voltava de férias com a família de Gramado (RS). No mesmo acidente morreram seu pai, mãe e irmão.


Ana Paula Camargo (funcionário TAM Express), 23, trabalhava no prédio da TAM Express atingido pelo vôo 3054 da TAM como assistente comercial. Ele telefonou para casa avisando a família que chegaria mais tarde no dia do acidente para participar de uma reunião.

Anderson Luis Falleiro Cassel, 39, gerente de suprimentos da Mercur, em Santa Cruz do Sul (RS). Era casado com Cristine e deixa uma filha, Andrieli, 17.

André Ura Doná
André Ura Doná, 25, cunhado de Márcio Rogério Andrade, irmão de Melissa Ura e tio de Alanis, de 2 anos, que também morreram no acidente da TAM.


Andrea Rota Seiczkowski, 39, casada, era gerente de recursos humanos da Gerdau Sul. Deixa dois filhos.

Andrei Melo François Mello, 42, era casado e consultor de marketing da operação de negócios Aços Longos Brasil.

Angela Haensel
Angela Haensel, 51. Deixa uma filha de 20 anos. Era psicóloga e sócia da empresa Movimento Perfeito, de consultoria em recursos humanos. Viajava a São Paulo a trabalho


Angelica Rojek (funcionária)
Angelica Rojek (funcionária), solteira, era comissária havia cinco anos e estava na TAM havia pouco mais de dois anos.


Antonio Carlos Araujo de Souza
Antonio Carlos Araujo de Souza, 56, médico e professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUC-RS, além de coordenador do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde. Participaria de uma reunião no Ministério da Justiça, em Brasília, sobre um curso de pós-graduação de segurança pública.


Antonio Gualberto Filho (funcionário TAM), 53, morreu no prédio da TAM Express. Era casado com Malu Gualberto. Leia mais

Arnaldo Batista Ramos
Arnaldo Batista Ramos, 38, administrador de empresas, era casado com uma aeromoça da TAM, Sandra. Deixa dois filhos, uma menina de 11 meses e um menino de 9 anos. Estava a trabalho em Porto Alegre.


Arthur Souto Maior de Queiroz
Arthur Souto Maior de Queiroz, 27, era analista da Gerência de Controles Internos da AES Uruguaiana. Ele retornava de uma viagem a trabalho a Uruguaiana (RS). Natural de Recife (PE), era formado em administração pela Universidade de Pernambuco (UPE).


Attilio Sassa Bilibio, 62, diretor-presidente da Medabil e vice-presidente do Ciergs (Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul).

B


Bruna de Villi Chaccur, 29, advogada, casada, uma filha, viajava com freqüência a trabalho, de São Paulo.

Bruno Ricardo Almeida Ferraz
Bruno Ricardo Almeida Ferraz, 3, viajava em férias com a família.


Bruno Lima Nascimento, 21, estudante de direito, nascido em Ituiutaba (MG), morava no Mato Grosso. Foi a Porto Alegre fechar um negócio da empresa da família.

C


Caio Augusto Bueno DalPrat
Caio Augusto Bueno DalPrat, 12, voltava de férias com a irmã, Rafaela, 17, na casa do avô em Porto Alegre.


Caio Felipe Cunha
Caio Felipe Cunha, 13, estudante. Voltava de uma viagem de férias com pai, mãe e irmã a Gramado (RS).


Carla Fioratti
Carla Fioratti, enfermeira natural de Osório (RS), era casada e não tinha filhos. Trabalhava na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e era chefe da Unidade de Apóio à Pesquisa, na área de Oncologia. Pós-graduada pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Vinha a São Paulo a trabalho.


Carlos Alberto Andriotti, 48, era casado e tinha duas filhas. Empregado da Liquigás há 21 anos, era Oficial de Manutenção I e atualmente trabalhava na equipe técnica da Diretoria GLP Granel. Vinha a São Paulo para participar de uma reunião.

Carlos Roberto Rockenbach, 39, era diretor da indústria de plásticos Darthel, em Caxias do Sul, cidade onde nasceu, e viajava a São Paulo a trabalho. Era casado com Ana Paula Marcon e tinha dois filhos. Pegou o avião da TAM na última hora, por não conseguir embarcar no vôo que gostaria.

Carlos Gilberto Zanotto
Carlos Gilberto Zanotto, 46, era conhecido como Caio dentro da Vinícola Aurora, onde ocupava o cargo de superintendente. Ele começou a trabalhar na empresa em 1975, como auxiliar de serviços gerais. Deixa a mulher, Sandra, e a filha Mayara, de 12 anos.


Carmen Luisa Victoria Fonseca, 51 , nascida em Pelotas (RS). Funcionária da ONG Aldeias Infantis S.O.S. Brasil, em Porto Alegre. Viaja para participar da convenção de comemoração dos 40 anos da ONG. Estava acompanhada pela mãe Deolinda Magaly Victor Fonseca e pela tia Remmy Moller.

Cassia Negretto (tripulação - comissária), 27, comissária de bordo, trabalhava havia oito anos na TAM e atualmente era chefe de treinamento, de São Paulo.

Cassio Vieira Sérvulo da Cunha
Cassio Vieira Sérvulo da Cunha, 37, advogado, viajava a trabalho, de São Paulo. Era casado e deixa dois filhos.


Catilene Oliveira, 35, solteira, deixa dois filhos. Era secretária do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul), que perdeu nove membros no acidente --eles se dirigiam a São Paulo em militância sindical.

Christine Souza, 34, engenheira civil formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, era funcionária da Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul). Vinha a São Paulo para fazer um curso.

Ciro Numada, 47, casado, dois filhos, era diretor administrativo-financeiro da concessionária de carros Caltabiano, de São Paulo. Os dois donos da empresa também morreram.

Claudemir Arriero, 41, engenheiro químico da Dow Química, viajava a trabalho freqüentemente. Era casado, morava em São Paulo e deixa um casal de filhos.

Claudia Barbara (fornecedor TAM), Morreu no prédio da TAM Express.

Clove Mendonça Junior, 42, era instrutor de pára-quedismo, diretor do aeroclube de Santa Maria e morava em São Gabriel.

D


Daniela Bahdur (tripulação - comissária), 29, solteira e sem filhos, comissária de bordo, trabalhava na TAM havia quatro anos, de São Paulo (capital).

Décio Tévola, 36, formado em administralção de empresas, era gerente nacional de vendas da Nokia. Era casado e deixa uma filha.

Demétrio Travessa, 46, funcionário da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) havia 22 anos. Seu último cargo foi de secretário-executivo do IPD-Maq (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Indústria de Máquinas). Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, era casado com Circe Maria Travessa. O casal não tinha filhos.

Denilson Lopes Costa, 29, trabalhava para a rede Habib's na área de suporte de computação havia quatro meses e viajava a trabalho. Morava em São Paulo. Era casado e tinha um filho.

Deolinda Magaly Victoria da Fonseca, 67, viajava como convidada para São Paulo para participar da convenção de comemoração dos 40 anos da ONG S.O.S. Brasil.

Diogo Casagrande Salsedo (funcionário TAM), 24, solteiro, piloto. Veio para participar da última etapa de seleção para piloto da TAM. Morava em Porto Alegre.

Douglas Teixeira
Douglas Teixeira, 31, solteiro, era funcionário do departamento comercial da empresa Vedax, em Barueri, na Grande São Paulo. Viajava a Porto Alegre a trabalho.


E


Edmundo Smith, 47, engenheiro florestal, trabalhava na Satipel Florestal Ltda, em Minas Gerais, ocupando o cargo de gerente. Viajava a Taquari-RS a trabalho. Deixa uma filha.

Eduardo Mancia, 60, consultor de empresas. Vivia em Porto Alegre. Era casado com Lídia Mancia e deixa filhos.

Elaine Tavares da Silva (funcionário TAM), 33, morreu no prédio da TAM Express atingido pelo avião. Era secretária do gerente comercial Marcos Antônio Curti, 50, que também estava no prédio.

Elcita da Silva Ramos, 85, viúva, sócia do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul). Ao todo, a entidade perdeu nove membros no acidente aéreo. Vinha a São Paulo em militância sindical. Fazia parte do grupo de tricoteiras, que se reunia para tricotar semanalmente.

Elenize da Silva Ferraz
Elenize da Silva Ferraz, 42, casada, psicóloga. Morava em João Pessoa (PB) e viajava de férias com o marido e dois filhos, que também estavam no vôo.


Eliane Dornelles, 33, autônoma, separada, tinha dois filhos (um de cinco e outro de sete), trabalhava em uma empresa que transporta encomendas, morava em Porto Alegre e tinha vindo para São Paulo a trabalho.

Élida Maria Dembinski
Élida Maria Dembinski, 54, professora aposentada natural de Santa Maria (RS). Deixa duas filhas, Lígia e da Liége.


Emerson Freitag, 33, casado, deixa filho de 2 anos. Era dono de uma concessionária de carros e outra de motos, morava em Ji-Paraná, Rondônia. Paranaense, natural de Realeza, estava em férias com a família em Gramado (RS). Como ele ia pra BH, para uma feira de laticínios, se separou da família, que voltou para Rondônia.

Enrico Shiohara, 31, casado, consultor de informática, trabalhava na empresa Vignette e viajava a trabalho, de São Paulo.

Esio Siqueira de Freitas, 24, era analista de sistemas e prestava serviços para a Petrobras. Morava em São Paulo, no Paraíso, com a namorada. Havia ido a Porto Alegre a trabalho e estava na cidade desde domingo.

Evelyn Campos (funcionária da TAM), 20, comissária, trabalhava na TAM havia um ano, de São Paulo.

F


Fabiana Hetzel Amaral
Fabiana Hetzel Amaral, 32, diretora-superintendente do escritório Edison Freitas de Siqueira Advocacia Empresarial. Era casada e estava grávida de quatro meses.


Fabiane Ruzzante (funcionária da TAM)
Fabiane Ruzzante (funcionária da TAM), 30, casada e grávida de quatro meses, aeromoça da TAM, de Porto Alegre (RS).


Fabiano Rosito Matos
Fabiano Rosito Matos, 31, solteiro. Natural de Porto Alegre, era praticante de surfe e sócio-diretor de uma empresa de investimentos em agronegócio em São Paulo. Viajou para visitar a família no Rio Grande do Sul.


Fabio Balsells, 32, cearense formado em administração de empresas, trabalhava no escritório da Petrobras de São Paulo. Tinha ido a Porto Alegre a trabalho. Era casado e sem filhos.

Fábio Vieira Marques Júnior, 56, era diretor da unidade de Montes Claros (MG) da Coteminas (Companhia de Tecidos Norte de Minas), empresa do vice-presidente do república, José Alencar. Deixa dois filhos e um neto. Da mesma empresa morreu ainda o engenheiro Rospierre Vilhena, 33.

Fábio Marinho Norvakosky Fernandes Velloza36, advogado e consultor e instrutor em eventos da Editora NDJ. Tinha ido a Porto Alegre para dar aulas de direito.

Fabiola Ko Fratag (funcionária), 28, comissária de bordo da TAM. Havia ido a Porto Alegre passar seus dias de folga com o marido. Tinha se casado no civil em dezembro de 2006.

Felipe de Aquino Fratezi, 27, engenheiro mecânico recém-formado pela FEI. Funcionário da empresa Payne, tinha viajado a Santa Cruz do Sul na segunda-feira à noite, para visitar um cliente. O mais velho de quatro irmãos, namorava havia sete anos, gostava de videogame, era são-paulino e morava em Diadema. Faria 28 anos no dia 20 de julho.

Fernando Antônio Laroq Oliveira, 53, engenheiro eletricista da Engevix. Trabalhava numa obra da empresa em Linhares (ES), mas morava em São Leopoldo (RS). Casado com Joice Helena Vinholes de Oliveira, deixa duas filhas: Renata Vinholes de Oliveira e Fernanda Vinholes de Oliveira. Ele tinha ido visitar a família.

Fernando Marques de Jesus, funcionário da V & M do Brasil no escritório de Porto Alegre. Vinha para São Paulo a trabalho.

Fernando Fleck Pessoa, 21, estudante de medicina no Rio Grande do Sul. Viajava com a avó, Sueli, para visitar a família em Fortaleza.

Fernando Tergolina (funcionário da TAM), 42, solteiro, piloto da TAM, tinha ido visitar a família em Caxias do Sul.

Fernando Volpe Estato
Fernando Volpe Estato, 34, solteiro e sem filhos, engenheiro, trabalhava no setor de finanças da empresa Votorantim, de Bebedouro (SP).


G


Gabriel Correia Pedrosa Júnior
Gabriel Correia Pedrosa Júnior, 26, era dono de uma loja da rede Habib's em Manaus. Vinha a São Paulo a negócios.


Gilmar Tenorio Rocha
Gilmar Tenorio Rocha, 48, empresário em Recife (PE), casado. Deixa três filhos. Viajou para Porto Alegre para tratar de negócios em uma de suas empresas.


Gottfried Tagloehner, 43, austríaco, era executivo de empresa Puma.

Guilherme Duque Estrada de Moraes, 64, vice-presidente executivo da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), empresa em que trabalhava havia 14 anos. Nascido em Niterói (RJ), onde tinha residência fixa, era casado e pai de dois filhos.

Guilherme Reis Pereira, 38, executivo da Plastron Sensormatic. Tinha três filhos, de 15, 7 e 4 anos, e morava em Alphaville. Fazia viagens pelas filiais da empresa no Brasil há 12 anos.

Gustavo Martins, 30, trabalhava como gerente de desenvolvimento de mercado da Celulose Irani, em São Paulo. Tinha viajado a Porto Alegre a trabalho. Segundo a empresa, ele era casado e não tinha filhos.

Gustavo Pereira Rodrigues (fornecedor TAM), 23, natural de Carambei (PR), morreu no prédio da TAM Express. Era recém-formado em engenharia pelo ITA e prestava consultoria à empresa aérea. Consultor da Bain & Company, participava de uma reunião no prédio da TAM Express no momento do acidente.

H


Helen de Cassia Zerillo, 32, trabalhava na Hipercard há quase dois anos como gerente de relacionamento.

Heloiza Helena Lopes, empresária que morava em São Paulo havia pouco tempo, tinha ido a Porto Alegre visitar a mãe. Deixa duas filhas.

Henrique Stephanini Di Sacco (tripulação - comandante)
Henrique Stephanini Di Sacco (tripulação - comandante), 54, casado, três filhos. Trabalhava desde o começo deste ano na TAM e havia sido promovido a comandante mês passado.


Heurico H. Tomita
Heurico H. Tomita, 51, engenheiro civil, morava em Maringá (PR) e era dono da empresa Consolit Engenharia e Sistemas Construtivos e diretor do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá). Voltava de uma viagem de trabalho. Era casado e deixa dois filhos, de 19 e 22 anos.


I


Ines Maria Kleinowski, 49, nasceu em Camaquã (RS). Trabalhava como coordenadora-pedagógica no centro social da ONG. S.O.S. Aldeias Infantis em Porto Alegre. Viajava para São Paulo para participar da convenção de comemoração dos 40 anos da ONG.

Ivalino Bonato
Ivalino Bonato, 54, era gerente financeiro da Vinícola Aurora, empresa na qual estava havia 32 anos. Era casado com Ivani e tinha um casal de filhos, Vinicius e Camile.


Ivanaldo Cunha
Ivanaldo Cunha, 51, casado, dono de posto de gasolina em Natal. Voltava das férias em Gramado (RS) com a mulher e dois filhos, que estavam também no vôo.


J


Jamile Leão
Jamile Leão, 21, viajava a São Paulo para fazer uma conexão e encontrar o marido, que sem lugar, pegou um vôo de outra companhia. Estava com o filho, Levi Leão, de 1 ano e 7 meses, voltado de viagem pelo sul do país.


Janus Lucas Leite Silva, 27, era noivo (o casamento estava marcado para setembro de 2008), morava em Salvador. Era integrante da equipe de Suprimentos da Braskem. Retornava de uma viagem de trabalho.

Jaqueline Cardoso Dias, 41, natural de Caxias do Sul, administrava uma filial da escola Yázigi em Novo Hamburgo, de seus pais. Deixa uma filha, Marina, de 22 anos. Vinha a São Paulo a trabalho.

João Roberto Brito, 45, diretor regional do SBT em Porto Alegre havia três anos, era natural de Porto Alegre, formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Era casado com Ana Paula Brito e tinha duas filhas gêmeas, com 2 anos, Ana Vitória e Maria Paula.

João Francisco Caltabiano, 40, diretor-proprietário da rede de concessionárias de veículos Caltabiano. Era casado e pai de três filhos. Voltava de Porto Alegre após uma viagem de negócios. No acidente também morreu seu irmão Pedro Augusto Caltabiano.

João Valmir Lemes de Souza, 43, era supervisor de vendas da empresa Metal Tork e viajou para Porto Alegre para visitar clientes. Morador de Santo André, no ABC paulista, ele era pastor da Igreja Assembléia de Deus-Ministério Madureira. Ele estava no 10º semestre do curso de Direito da UniABC (Universidade do Grande ABC). Deixa um casal de filhos.

José Américo Flores Amaral
José Américo Flores Amaral, 63, era economista e bacharel em direito. Natural de Santiago (RS), trabalhava em Diamantino (MT) e morava em Campo Grande (MS), sendo diretor-presidente da Carrolls Food do Brasil. Também foi secretário de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul entre 1991 e 1994. Deixa viúva, Monique Klein, e quatro filhos, Nícolas, José Américo, Thaís e Marise.


José Antonio Rodrigues Santos Silva (funcionário TAM Express), 50, gerente de cargas da TAM Express, estava no prédio da empresa atingido pelo vôo 3054 da TAM participando de uma reunião de trabalho. Em vez de descer as escadas, como fizeram os demais funcionários em desespero, o gerente preferiu ir para o piso superior, de onde vinham gritos de socorro para ajudar os colegas. Na última ligação que fez para a mulher, ele disse: "Caiu um avião na nossa cabeça. Tô aqui, tentando ajudar as pessoas". Era administrador de empresas formado pela PUC.

José Carlos de Oliveira, 40, remarcou o bilhete que tinha para as 14h do dia 17 para resolver problemas profissionais em Porto Alegre. Ele planejava se mudar para São Paulo para abrir um comércio têxtil. Deixa a mulher, Neuza Garcia de Oliveira, 40, e três filhos, de três, 13 e 17 anos.

José Carlos Pierucetti, 43, pai de uma filha, era responsável por desenvolvimento de mercado na Unidade de Vinílicos da Braskem, baseado em São Paulo. Retornava de uma viagem de trabalho.

José Antonio Lima da Luz, 60, natural de Cruz Alta (RS), era auditor contábil e casado. Havia ido a Porto Alegre visitar a mãe.

José Luiz Souto Pinto, 53, gerente comercial da região sul do SBT havia três anos, era nascido em São Gabriel e formado em administração de empresas. Deixa mulher, Neuza Maria Pinto, e três filhos: Igor, Débora e Andréa.

Julia de Oliveira Camargo, 80, presidente do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul). Ao todo, a entidade perdeu nove membros no acidente, que se dirigiam a São Paulo em militância sindical. Era viúva e deixa um filho, dois netos e uma bisneta.

Julia Elizabete Gomes, 14. Morava em São José do Rio Preto e viajou com a avó para passar férias no Sul.

Júlio Cesar Redecker
Júlio Cesar Redecker, 51, deputado federal pelo PSDB do Rio Grande do Sul, liderava a minoria da oposição na Câmara e estava no seu quarto mandato --foi eleito em 2006 com 157 mil votos. Pai de três filhos (Mariana, Lucas e Vitória), era casado com Salete. Exercia as profissões de advogado, professor universitário e empresário. O deputado pretendia disputar a prefeitura de Porto Alegre em 2008.


K


Karen Melissa Ramos (funcionária da TAM), 31, casada, um filho, comissária de bordo, funcionária da TAM, de Porto Alegre.

Katia Escobar, 43, formada em jornalismo pela Unisinos (Universidade Federal do Vale do Rio dos Sinos), era assessora de imprensa do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul) e publicava o jornal "Aquarius". Ao todo, a entidade perdeu nove membros no acidente, que se dirigiam a São Paulo em militância sindical. Solteira.

Katiane Maliszewski Lima, 32, analista de sistemas, trabalhava em Porto Alegre e viajava a negócios.

Kleyber Aguiar Lima (tripulação - comandante)
Kleyber Aguiar Lima (tripulação - comandante), 54, nascido em Porto Velho (RO), morava em São Paulo. Lima tinha 14.744,1 horas de vôo, 13.654,4 na TAM. Cursava o quarto semestre de direito.


L


Larissa Almeida Ferraz
Larissa Almeida Ferraz, 13, estudante. Morava em João Pessoa (PB) e voltava das férias com a família de Gramado (RS).


Leila Maria Oliveira dos Santos, 35, solteira, estudava pedagogia, trabalhava na entidade Aldeias Infantis SOS com crianças carentes, viajou a São Paulo a trabalho. Ela participaria uma semana depois do acidente da última audiência do processo de adoção da menina Suelen, 3. Morreu antes de realizar esse sonho.

Levi Leão, 1 ano, estava com a mãe, Jamille.

Lina Barbosa Cassol
Lina Barbosa Cassol, 28, médica oncologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Lina teve o corpo reconhecido pelo noivo pela aliança.


Lisiane Cirlei da Pieve Schubert, 39, casada com Sandro Schubert, 37, que também estava no avião. Deixam filho de cinco anos. Moravam em Ijuí (RS), onde tinham uma loja. Viajaram a São Paulo para visitar uma feira de ótica.

Lucas Palomino Mattedi
Lucas Palomino Mattedi, 24, era aluno do quarto ano do curso de Administração de Empresas da PUC-SP. Ele também integrava o time do futebol de campo da faculdade. Viajava com a namorada, Paula Masseran Xavier, 23.


Luciana Siqueira Lana Angelis, funcionária da Aymoré Financiamentos, do ABN AMRO. Outros três funcionários do banco morreram no acidente.

Luis Antônio Sarapaio Schneider, 42, engenheiro, trabalhava como gerente do departamento de marketing da Degrémont Tratamento de Água. Morava em São Paulo e viajou a Porto Alegre a trabalho. Casado e deixou um filho de oito anos.

Luiz Baruffaldi, 54, era gerente de serviços financeiros da área de serviços compartilhados Gerdau. Era casado com Iracema e deixa três filhos (de 23, 21 e 19 anos).

Luiz Antonio Rodrigues da Luz
Luiz Antonio Rodrigues da Luz, 43, pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Ivoti, no Rio Grande do Sul. Deixa três filhos, de 16, 19 e 22 anos. Saiba mais sobre ele no site do pastor.


Luiz Fernando Soares Zacchini, 41, era advogado e diretor de divulgação e imprensa do Sintergs (Sindicato dos Técnicos Científicos do Rio Grande do Sul). Vinha para São Paulo para uma reunião na Fiesp, com a União dos Credores de Precatórios. Era casado e tinha um filho de 7 anos, Filipe.

M


Madalena Silva (funcionária), 20, comissária há menos de um ano. Havia trancado a faculdade de turismo para realizar seu sonho de ser comissária.

Marcel Cassal Vicentim (funcionário da TAM), admitido na TAM havia pouco tempo, estava em treinamento para co-piloto.

Marcelo Marthe, 32, solteiro, era coordenador de negócios da área de tintas automobilísticas da Basf, empresa na qual estava havia sete anos. Morava em São Paulo e trabalhava na sede da empresa em São Bernardo do Campo. Voltava de viagem de trabalho.

Marcello Rodrigues Palmieri, gerente da consultoria e eventos da Editora NDJ.

Marcelo de Oliveira Pedreira, 40, engenheiro, trabalhava na divisão Power Generation da Siemens do Brasil. Tinha viajado a trabalho para Porto Alegre.

Marcelo Carlos Stelzer, 39, técnico em eletrônica, tinha viajado a negócios para Porto Alegre e antecipou seu retorno a São Paulo.

Marcio Alexandre de Moraes, 35, administrador de empresas, era consultor em gerenciamento de riscos de negócios e de tecnologia em São Paulo. Estava em Porto Alegre a trabalho. Era casado e tinha um filho de seis meses, com quem morava em Alphaville.

Marcio Rogério de Andrade
Marcio Rogério de Andrade, 35, empresário do setor esportivo, ex-jogador do Bandeirante que atuou no futebol japonês. No acidente também morreram André Ura Doná, seu cunhado, Melissa Ura, sua mulher, e Alanis, 2, sua filha.


Marco Antonio Silva (funcionário da TAM), 52, era superintendente da empresa. Nascido em Santo André (SP), morava havia mais de dez anos em Porto Alegre. Era casado e tinha duas filhas.

Marcos A. L. Curtis (funcionário da TAM), 50, morreu no prédio da TAM Express atingido pelo avião --estava em reunião com outros funcionários naquele dia. Era gerente comercial da empresa havia cinco anos. Seu último contato documentado é um e-mail enviado ao cunhado, mandando lembranças à irmã, que vive na Inglaterra. Leia mais

Marcos Dias Stepanski (funcionário da TAM), 27, viajava como tripulante não-operante na aeronave. Nascido em uma família de comandantes e comissários, Stepanski, habilitado para conduzir aviões de menor porte, ia a São Paulo para fazer os exames para obtenção da licença do Airbus.

Mara Aline da Silva (funcionária da TAM), 30, comissária da TAM, natural de Porto Alegre, residente em São Paulo.

Maria de Fátima Santiago Alface, 47, era nutricionista e funcionária do Makro. Foi a Porto Alegre reinaugurar uma loja da empresa. Deixa dois filhos.

Maria Elizabete Caballero, 65, professora aposentada. Morava em São José do Rio Preto e viajou com duas netas para o Sul.

Maria Isabel Gomes, 10. Morava em São José do Rio Preto e viajou com a avó para passar férias no Sul.

Mariana Simonetti Pereira, 22, era de Bragança Paulista mas estudava medicina em Porto Alegre. O pai, também médico, mora em Sergipe. Vinha a São Paulo para encontrar familiares.

Mariana Suzuki Sell
Mariana Suzuki Sell, 30, solteira, advogada. Morava no Rio de Janeiro e voltava de uma entrevista de emprego.


Mário Lopes Correa Gomes, 49, proprietário e diretor-geral da Digital Networks. Morava em Porto Alegre (RS) e viajava sempre para São Paulo. Solteiro sem filhos.

Marli Pedro Santos, 51, natural de Lauro Müller (SC), era gerente de recursos humanos. Deixa dois filhos.

Marta Maria Franco Laudares de Almeida, 63, era diretora-adjunta para assuntos regulatórios da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), empresa em que estava havia seis anos. Era casada e mãe de uma filha.

Melissa Ura Doná Andrade
Melissa Ura Doná Andrade, 29, mulher de Márcio Rogério Andrade, moradora de Birigüi (SP), mãe de Alanis, de 2 anos, e irmã de André Ura, 25, que também morreram no acidente da TAM.


Mery Wilma Garsk Vieira, 79, sócia do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul). Ao todo, a entidade perdeu nove membros no acidente aéreo. Vinha a São Paulo em militância sindical. Fazia parte do grupo de tricoteiras, que se reunia para tricotar semanalmente.

Michele Dias Miranda (funcionária), 24, trabalhava na TAM havia sete anos. Era gerente de logística e trabalhava no prédio invadido pelo avião. Solteira, sem filhos.

Michelle Leite (tripulação - comissária), 26, trabalhava na TAM havia um ano e meio, de São Paulo.

Michelle Silveira Unterberger (funcionária)
Michelle Silveira Unterberger (funcionária), 23, era comissária de bordo havia pouco memnos de um ano. Na TAM conheceu o namorado, piloto. Era de Porto Alegre.


Mirelle M. F. Bettiol (funcionária)
Mirelle M. F. Bettiol (funcionária), 25, comissária da TAM há mais de seis anos. Morava em São Paulo e tinha encerrado um turno de trabalho em Porto Alegre. Retornava para São Paulo no vôo 3054. Estudava Relações Internacionais na Anhembi Morumbi.


Mirtes Suda, 50, assessoria técnica da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), era nascida em São Paulo e estava na empresa havia oito anos. Solteira e sem filhos.

N


Nádia Bianchi Moysés
Nádia Bianchi Moysés, 32, gerente jurídica-adjunta de assuntos estratégicos do escritório Edison Freitas de Siqueira Advocacia Empresarial. Planejava ter filhos e havia comprado um apartamento maior no último fim de semana.


Nadja Maria Soczeck de Paula, 52, era enfermeira e presidente do Sintergs (Sindicato dos Técnicos Científicos do Rio Grande do Sul). Vinha para São Paulo para uma reunião na Fiesp, com a União dos Credores de Precatórios. Deixa um filho, Thiago, 24.

Nelly Eli Priebe, 81, era coordenadora das chamadas tricoteiras, grupo de pensionistas do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul) que se reuniam para tricotar semanalmente. Vinha a São Paulo em militância sindical.

Nelson Wiebbelling, 59, era advogado e vice-presidente da Iab Assessoria Tributária, empresa fundada há 18 anos com sede em Porto Alegre e filial em São Paulo. Vinha a São Paulo para pegar um vôo para Vitória, onde teria reuniões. Separado, deixa uma filha de 23 anos, Rafaela.

O


Osvaldo Luiz de Souza (fornecedor da TAM)
Osvaldo Luiz de Souza (fornecedor da TAM), 50, trabalhava no prédio da TAM atingido pelo avião.


P


Patricia Hauschild (funcionária da TAM), 30, solteira e sem filhos, comissária de bordo, trabalhava na TAM desde 2000 e recentemente havia sido promovida comissária de vôos internacionais. Morava em São Paulo e voltava de Teutônia (RS), após visitar a família.

Paula Masseran de Arruda Xavier
Paula Masseran de Arruda Xavier, 23, viajava com o namorado, Lucas Palomino, 24. Era recém-formada em administração Hoteleira pela Faap.


Paulo Cassiano Felizardo Oliveira, 29, diretor regional da Fradema Consultoria Tributária em São Paulo. Era casado.

Paulo César Pavi, 43, era casado e pai de duas filhas. Era gerente da Unidade de Polímeros da Ipiranga Química, em São Paulo, e estava em Porto Alegre a trabalho.

Paulo Rogério Amoretty Souza
Paulo Rogério Amoretty Souza, 61, ex-presidente do Sport Club Internacional, era advogado e atual presidente da Comissão de Direito Esportivo da OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul). Vinha a São Paulo para lançamento do Movimento Nacional contra o Calote Público. Era casado e deixa dois filhos.


Paulo de Tarso Dresch da Silveira, 41, filho do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Néri da Silveira, era advogado, professor de Direito e presidente da Comissão Especial de Precatórios da OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul). Vinha a São Paulo para lançamento do Movimento Nacional contra o Calote Público. Deixa viúva e duas filhas menores.

Pedro Miguel Lomelino Silva Abreu, 36, português que trabalhava para o grupo Santander, em Miami, nos Estados Unidos. Era casado e deixa dois filhos.

Pedro Augusto Caltabiano, 37, diretor-proprietário da rede de concessionárias de veículos Caltabiano. Era casado e pai de três filhos. Voltava de Porto Alegre após uma viagem de negócios. No mesmo acidente morreu também seu irmão João Francisco Caltabiano.

Peter Max Finzsch, 28, era assessor técnico da área de tecnologia da informação da Gerdau. Era casado havia quatro meses com Helena Braga, 26. Tinha acabado de comprar um apartamento em Porto Alegre.

Priscila Bertoldi Silva
Priscila Bertoldi Silva, 31, solteira, sem filhos, advogada em São Paulo, viajava a trabalho.


R


Rafaella Bueno DalPrat
Rafaella Bueno DalPrat, 17, estudante do primeiro ano de rádio e TV da Anhembi Morumbi, em São Paulo. Voltava de férias com o irmão, Caio, 12, na casa do avô em Porto Alegre.


Raquel Soares Warmling
Raquel Soares Warmling, 19, aluna da Faculdade de Letras da PUC-RS que estava indo para Cuiabá em férias. Segundo seu pai, João Carlos, Raquel adorava escrever e gostava de chocolate. Tinha uma irmã.


Rebeca Haddad, 14, morava em Porto Alegre e vinha a São Paulo em férias com uma amiga, Thais Scott, que também morreu no vôo.

Remy Moller, 78, viajava para São Paulo como convidada para participar da convenção de comemoração dos 40 anos da ONG S.O.S. Brasil.

Renan Klug Ribeiro, 12, estava com a mãe, Vilma. Iam visitar uma colega dela em São Paulo. Renan era estudante e morava em Camaquã (RS).

Renata Gonçalves (tripulação - comissária), natural do Rio de Janeiro, estava na TAM há quase dois anos. Deixa um filho com menos de 1 ano.

Renato Garcia Ribeiro, 25, solteiro. Morador de Santo André (ABC), era supervisor de vendas da matriz da empresa Haldex no Brasil. Viajou a trabalho para o Rio Grande do Sul na segunda-feira.

Renato Soares da Silva
Renato Soares da Silva, 39, cabeleireiro mineiro, dono de um salão na região de Venda Nova (Belo Horizonte), tinha ido a Porto Alegre ministrar um curso. Era técnico químico da Mutari, fabricante mineira de cosméticos.


Ricardo da Silva Almeida, 38, casado, funcionário da BV Financeira em João Pessoa (PB). Ganhou uma viagem com a família da empresa onde trabalhava por ter atingido metas de venda. Viajava com a mulher e os dois filhos.

Ricardo Kley Santos (funcionário da TAM), estava no avião, mas era tripulante não-operante.

Ricardo Tazoe, era cidadão peruano. Casado, pai de dois filhos, vivia em Miami e era funcionário do Banco Santander. Estava no Brasil a negócios.

Richard Salles Canfield
Richard Salles Canfield, 30, morava em Santa Maria (RS). Empresário, estava vindo a São Paulo para fazer uma entrevista no consulado dos Estados Unidos para conseguir visto para o país. Não era casado e não deixa filhos.


Roberto Gavioli
Roberto Gavioli, 46 anos, casado, deixa três filhos, um deles com três meses. Formado em administração de empresas, era um dos maiores especialistas em processo de desenvolvimento de softwares do Brasil. Tinha ido a Porto Alegre dar uma palestra.


Roberto Wilson Weiss Junior, 38, casado, duas filhas, diretor-executivo da Volvo; morava em Porto Alegre, veio a trabalho.

Rodrigo Benachio, 30, morava em Jundiaí (SP). Trabalhava na Aymoré Financiamentos, do Banco Real, e estava em Porto Alegre a trabalho. Era casado.

Rodrigo Prado, 26, solteiro, era consultor de Segurança da Informação da Axur, empresa do Rio Grande do Sul. O executivo havia liderado treinamentos para a norma ISO 27001.

Rodrigo Souza Moreale, 33, gerente de vendas e serviços da divisão Power Generation da Siemens do Brasil. Tinha viajado a trabalho para Porto Alegre. Era casado e deixa um filho.

Rogerio Tadeu de Laurentis, 33, era coordenador de operações da Bullet e estava na empresa havia oito anos. Era casado e não tinha filhos.

Rogerio Sato, funcionário da área de gestão de crédito do Banco Real. Outros três funcionários do banco morreram no acidente.

Rosangela Maria de Avila Severo, 49, casada, nasceu em São Leopoldo (RS). Trabalhava na equipe técnica da ONG. S.O.S. Aldeias Infantis em Porto Alegre. iajava para São Paulo para participar da convenção de comemoração dos 40 anos da ONG.

Rospierre Vilhena, 33, engenheiro da Coteminas (Companhia de Tecidos Norte de Minas). Da mesma empresa morreu ainda Fábio Vieira Marques Júnior, 56, diretor do grupo. Rospierre era filho do vice-presidente industrial, Pedro Garcia Bastos Neto.

Rubem Wiethaeuper, 60, formado em engenharia, era integrante da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) e diretor geral dos Moinhos Cruzeiro do Sul S.A e Predileto Alimentos S.A, empresas do setor de moagem de trigo e produção de frangos. Era casado com Naira Wiethaeuper e deixa quatro filhos (Patrica, Cristian, Tiago e Gabriela) e duas netas, Sara e Valentina.

S


Sandro Schubert, 37, era casado com Lisiane Schubert, 39, que também morreu no acidente. Deixam filho de cinco anos. Moravam em Ijuí (RS), onde tinham uma loja. Viajaram a São Paulo para visitar uma feira de ótica.

Sergio Freitas, funcionário da Aymoré Financiamentos, do ABN AMRO. Outros três funcionários do banco morreram no acidente.

Silvan Stumpf, gerente-comercial de uma loja de confecções em Bento Gonçalves (RS).

Silvania Regina de Avila Alves, 44, natural de Novo Hamburgo. Professora da rede estadual de ensino, vinha a São Paulo participar de um congresso de educação.

Silvano Almeida Bonfim, cidadão francês, cuja identidade foi confirmada pelo consulado em São Paulo.

Silvia Grunewald, 36, formada em nutrição, era gerente comercial da Puras no Brasil, empresa em que trabalhava havia 12 anos. Era casada e deixa uma filha.

Simone Lacerda Westrupp
Simone Lacerda Westrupp, 28, advogada formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Morava em São Paulo e voltava de Porto Alegre a trabalho. Era neta do ex-governador de Santa Catarina Jorge Lacerda, que também morrera na queda de um avião da extinta Cruzeiro do Sul que fazia escala em São José dos Pinhais (PR), com destino ao Rio. Alegre. Antes de embarcar, Simone ligou para a mãe para avisar que havia conseguido antecipar o vôo de volta.


Sônia Maria Machado
Sônia Maria Machado, 71, era conselheira fiscal do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul). Ao todo, a entidade perdeu nove membros no acidente, que se dirigiam a São Paulo em militância sindical. Era viúva e deixa um filho.


Soraya Charara, 42, gerente de logística estratégica nacional do escritório Edison Freitas de Siqueira Advocacia Empresarial. Era casada e tinha três filhos, um menino e duas meninas.

Sueli Fleck, 73, aposentada, viajava com o neto Fernando Pessoa, 23, estudante de medicina. Havia perdido o marido dois meses antes.

Suely Leo da Fonseca, 75, viúva, sócia do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul). Ao todo, a entidade perdeu nove membros no acidente aéreo. Vinha a São Paulo em militância sindical. Fazia parte do grupo de tricoteiras, que se reunia para tricotar semanalmente.

T


Thais Scott, 14, morava em Porto Alegre e vinha a São Paulo passar férias com a família, dona de uma pizzaria na cidade. Viajava com a amiga Rebeca Haddad. Era filha única.

Thiago Domingos da Silva
Thiago Domingos da Silva, 22, trabalhava como taxista na região de Congonhas. Ele teria parado para abastecer seu carro no posto de gasolina atingido pelo avião da TAM. Seu nome só foi incluído no dia 23 na lista de vítimas.


V


Valdemarina Bidone de Azevedo Souza
Valdemarina Bidone de Azevedo Souza, 62, professora da Faculdade de Educação e da Educação a Distância da PUC-RS, coordenava o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia. Participaria de uma reunião no Ministério da Justiça, em Brasília, sobre um curso de pós-graduação de segurança pública.


Valdir Cordeiro de Moraes, 36, casado, estudante de administração da Universidade de Santa Cruz do Sul, onde morava. Deixa um filho. Veio a São Paulo para trabalho.

Vanda Ueda, 42, geógrafa, professora de Geografia do Departamento de Geociências da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Vilma Helena Dummer Klug
Vilma Helena Dummer Klug, 33, casada, estava junto com o filho, Renan Klug Ribeiro, 12, no avião. Trabalhava no Pronto Socorro de Porto Alegre. Veio visitar uma amiga em São Paulo.


Vinicius Costa Coelho (funcionário da TAM)
Vinicius Costa Coelho (funcionário da TAM), estava no avião, mas era tripulante não-operante.


Vitacir Paludo, vice-presidente da Paludo Participações, holding que controla o Grupo Vipal. Era casado e pai de uma adolescente de 15 anos.

Z


Zenilda Otília dos Santos
Zenilda Otília dos Santos, 44, casada. Viajava de férias com o marido e dois filhos. Trabalhava no posto de gasolina do marido, no Rio Grande do Norte.


FolhaShop

Digite produto
ou marca