São Paulo, domingo, 13 de maio de 2001


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O MEDO DA COMIDA AO REDOR DO MUNDO

"Já esqueci o sabor da carne"

DE MADRI

Na hora das compras, a comerciante Orosia Cobos Moya, 50, busca alimentos "diferentes", que possam substituir a carne vermelha. A alimentação de Orosia e de seu marido, Francisco, 54, mudou completamente nos últimos seis meses, após os casos de vaca louca na Europa.
No lugar da tradicional carne vermelha, a comerciante optou por uma alimentação mais leve. "Compro frango, coelho, peixe e muitas, muitas verduras e legumes. Aproveitei que cortamos a carne vermelha, para cortar também frituras. Faço tudo na chapa, com temperos variados", conta.
O resultado de pelo menos seis meses sem carne vermelha, segundo ela, já é visível. "Meu marido tinha problema de colesterol e precisava emagrecer um pouco. Agora ele está melhor e eu também. Sinto que estou com mais disposição durante o dia."
Nos fins de semana, Orosia prefere cozinhar uma massa ou uma paella com frutos do mar ou com carne de coelho. "Há muitas opções saborosas e saudáveis. Já esqueci qual o sabor da carne vermelha e não sinto nenhuma falta."
Mesmo com os preços mais baratos de carne na Espanha (alguns produtos chegaram a cair 50%), a comerciante afirma que não sente "coragem" para voltar ao antigo consumo. "Acho que isso vai demorar um pouco para acontecer", diz.
(LILIAN CHRISTOFOLETTI)

Texto Anterior: Alemanha: A onda "bio" e o gosto do avestruz
Próximo Texto: Reino Unido: "Acho melhor limpar o freezer"
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.