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da Folha Online
Machado abordou o tema durante a palestra "Marketing Internacional - Promoção Comercial e Exportação na Virada do Milênio", realizada ontem. A palestra, que fez parte do ciclo quinzenal Arena do Marketing, voltado para a discussão de questões relacionadas ao marketing e à publicidade, foi às 19h30, no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos). A ProMaker já elaborou campanhas de marketing para empresas e instituições dos setores aeroespacial, têxtil, e de produção de chás, calçados, flores e frutas tropicais. Segundo ele, questões estruturais e econômicas, que envolvem impostos, burocracia, tarifas internacionais e a imagem do Brasil perante compradores externos, afetam de maneira direta o comércio dos produtos brasileiros, mas não são a única causa das dificuldades de comércio exterior do Brasil. Ele explica que, no Brasil, os empresários investem mais na ampliação da infra-estrutura que no entendimento da dinâmica de mercado. No mercado internacional, "os grandes exemplos de sucesso em termos de comercialização não são necessariamente empresas com base industrial". Para exemplificar, cita o caso da Nike, que produz seus artigos em qualquer país onde encontre preços competitivos e plataformas tecnológicas niveladas. Outro exemplo é o mercado de frutas, dominado por empresas que controlam a comercialização e não a produção da mercadoria. "No Brasil, um dos poucos exemplos de domínio de mercado era o do café. Até os anos 70, o Brasil tinha a imagem de maior produtor de café no mundo, e isso foi perdido em função de um trabalho de marketing realizado pela Colômbia, reconhecida hoje como produtora do café de qualidade", acrescenta. Segundo ele, desde os anos 70, o modelo de gestão de marketing internacional adotado no Brasil prioriza a realização de feiras e rodadas de negócios. Para Machado, entretanto, é o desenvolvimento da marca de origem que cria acesso efetivo ao mercado mundial e é valorizado pelo consumidor. "É preciso acoplar aos planos de marketing internacional programas de endomarketing para que você remova resistências culturais." O diretor da ProMaker afirma que é preciso disseminar conhecimento técnico sobre mercado, principalmente sobre a dinâmica qualitativa e operacional do mercado internacional. Isso significa saber para que mercados, como e quando o empresário deve promover o marketing de seus produtos. Ao final, Machado exibiu um vídeo produzido pela ProMaker para o Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas), para mostrar a aplicação prática do que havia exposto. Segundo ele, o marketing feito por meio da abordagem permanente e sistemática dos consumidores e dos mercados intermediários é capaz de corrigir problemas relativos à falta de informação técnica e desconhecimento do mercado brasileiro por parte da maioria dos consumidores externos. (Adriana Resende) Veja a agenda |