Livraria da Folha

 
21/06/2010 - 11h23

"Morte tem cura, e Sol causa esquizofrenia"; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
A Morte Tem Cura 1a. edição, Marcelo Barbao, Roger Dobson Aleph
Livro tem hipóteses médicas que desafiam o senso comum e a ciência tradicional

Assim como muitos campos da ciência, a medicina avança significativamente ao se beneficiar de novas tecnologias, experimentos modernos e trabalhos executados por profissionais capacitados.

O que alguns médicos e cientistas começam a descobrir, entretanto, parece trazer a medicina para mais perto da crendice e da fantasia do que da ciência tradicional.

Em "A Morte Tem Cura", o jornalista Roger Dobson lista 100 hipóteses científicas que podem parecer altamente improváveis, mas que são baseadas em experimentos ou estudos já realizados e, no futuro, podem ser comprovadas.

Algumas delas parecem ter saído da boca de curandeiros e não da de cientistas renomados. Manchas solares, por exemplo, poderiam deflagrar epidemias de gripe e prejudicar fetos ainda no útero. Mas os efeitos do astro sobre a saúde humana não parariam por aí.

Um estudo diz que as admissões em hospitais psiquiátricos aumentam durante a atividade das manchas na superfície solar, enquanto outro aponta para uma piora dos sintomas em alguns pacientes com esquizofrenia.

Leia sobre outras hipóteses médicas:

*

UMA CURA PARA A MORTE

Retratos no sótão, fontes da juventude, Terra do Nunca, Peter Pan, elixir da vida eterna... O homem sempre foi obcecado com a busca da juventude, da longevidade e do Santo Graal- viver para sempre. Ou como diz Woody Allen: "Algumas pessoas querem alcançar a imortalidade através de seus trabalhos ou de seus descendentes. Eu prefiro alcançar a imortalidade não morrendo".

A medicina está baseada na idéia de evitar a morte, enquanto as religiões prosperaram ao oferecer a vida depois da morte. Os egípcios antigos tentaram lutar contra a morte através da mumificação e alguns milionários modernos têm planos para congelar seus corpos depois da morte na espernça de acordar daqui a algumas centenas de anos quando uma cura para sua doença terminal tiver sido descoberta.

Mas a morte é realmente evitável?
"Uma simples consideração filosófica da natureza de nossas vidas como seres humanos individuais sugere uma possibilidade impressionante-que a morte pode ser evitada usando uma tecnologia que existe há séculos", diz o pesquisador Charles Olson de Delaware.

Sua teoria é que os congeladores de corpos ou crio-preservadores estão no caminho certo, mas erraram em um ponto. A morte pode ser enganada não com o descongelamento de cérebros antigos, mas ao usar órgãos preservados quimicamente como um projeto para criar uma cópia exata.

A mente é, ele diz, fundamental para ávida. O cérebro é o computador e a mente, o ato de computar. O desenho único e individual do cérebro é crucial para o trabalho da mente e precisa ser preservado, se há alguma esperança de vida eterna. Sua teoria é que se o cérebro é a máquina e a mente o software de processamento do informação, por que o último não pode ser transferido para outra máquina assim como um software pode viajar entre computadores? Afinal, ele diz, o tecido do cérebro está constantemente se renovando e a maioria das moléculas com as quais morremos não estava lá quando nascemos.

*

"A Morte Tem Cura"
Autor:Roger Dobson
Editora: Aleph
Páginas: 296
Quanto: R$ 37,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página