Livraria da Folha

 
07/07/2010 - 12h35

Morte de criador de Sherlock Holmes completa 80 anos

da Livraria da Folha

Sir Arthur Conan Doyle entrou para a história da literatura após criar o célebre personagem Sherlock Holmes. O médico e escritor escocês morreu em 7 de julho de 1930, aos 71 anos, de ataque cardíaco.

Divulgação
Robert Downey Jr. e Jude Law representam Sherlock Holmes e Dr. Watson no cinema
Robert Downey Jr. e Jude Law representam Sherlock Holmes e Dr. Watson no cinema em versão moderna dirigida por Guy Ritchie

Após o colégio, o escritor cursou medicina na Universidade de Edimburgo. Neste período surgiram suas primeiras histórias, escritas enquanto estudava. Sua primeira publicação aconteceu aos 20 anos no jornal acadêmico de sua escola.

Em 1882, trabalhando como médico após sociedade falida com um colega de classe, voltou a escrever enquanto esperava por pacientes. "Um Estudo Vermelho", história editada em 1887, foi a primeira aparição de Sherlock Holmes. O detetive era baseado em Joseph Bell, professor de Conan Doyle na universidade.

O personagem e seus livros ganharam fama, tomando grande parte do tempo do escritor. Decidido a dedicar mais tempo à medicina, em 1890 escreveu aquela que deveria ter sido a última história de Holmes, culminando com a sua morte. A reação do público foi tamanha que ele retomou as histórias.

O detetive é conhecido por suas técnicas dedutivas e a utilização do método científico. Misterioso, cada volume de suas aventuras revela um traço de sua personalidade e história.

Após entrar para a literatura mundial, Sherlock Holmes ganhou vida além do papel. Além de histórias paralelas não autorizadas por seu criador, Holmes teve vida nas telas de cinema e da televisão. Muitas foram as adaptações cinematográficas.

A mais recente, dirigida por Guy Ritchie, tem Robert Downey Jr como o famoso detetive e Jude Law como o fiel Watson. Fugindo um pouco da tradição, o personagem vive muito mais ação e luta, sem deixar de lado seus métodos dedutivos. Uma continuação já está programada para dezembro de 2011.

 
Voltar ao topo da página