Livraria da Folha

 
11/07/2010 - 12h26

Livro inédito traz textos originais de psicólogo considerado místico; veja

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Publicado na Europa e Estados Unidos somente em 2009, "O Livro Vermelho: Liber Novus" (Vozes, 2010) tem seu lançamento previsto para o dia 14 de julho deste ano. A obra, inédita no Brasil, originou todos os trabalhos do suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), e, por muitos anos, ficou restrita a um pequeno grupo de amigos e familiares do psicólogo.

Divulgação
Volume chamado de "o livro vermelho" devido à cor original da capa
Obra chamada de "o livro vermelho" devido à cor original da capa

Considerado místico, nazista e bígamo, o fundador da psicologia analítica foi um dos primeiros exploradores do inconsciente. Discípulo direto de Sigmund Freud (1856- 1939), misturou ciência, alquimia, cristianismo e estudos orientais.

Comparada com outras escolas de psicologia, a terapia junguiana tem pouca inserção clínica e acadêmica. Para Tito Cavalcante, analista junguiano e escritor, "[Jung] tem sido visto como o lado B da psicologia das profundezas criadas por Freud."

As livrarias costumam classificar seus livros como autoajuda ou entre as obras de misticismo e espiritualidade. De fato, alguns de seus ensinamentos são usados por autores do gênero. "O Efeito Sombra" (Lua de Papel, 2010), atual best-seller da área, é inspirado no conceito "sombra", um dos mais famosos de Jung.

Conheça a estante dedicada à psicologia e psicanálise

Leia um trecho e veja imagens extraídas do exemplar.

Divulgação
Livro traz reprodução completa em fac-símiles e tradução, editada pelo historiador junguiano Sonu Shamdasani
Livro traz reprodução completa em fac-símiles e tradução, editada pelo historiador junguiano Sonu Shamdasani

*

[Escrito de próprio punho por C.G. Jung no ano do Senhor de
1915 em sua casa de Küsnacht/Zurique.]

Quando falo em espírito dessa época, preciso dizer: ninguém e nada pode justificar o que vos devo anunciar. Justificação para mim é algo supérfluo, pois não tenho escolha, mas eu devo. Eu aprendi que, além do espírito dessa época, ainda está em ação outro espírito, isto é, aquele que governa a profundeza de todo o presente. O espírito dessa época gostaria de ouvir sobre lucros e valor. Também eu pensava assim e meu humano ainda pensa assim. Mas aquele outro espírito me força a falar apesar disso para além da justificação, de lucros e de sentido. Cheio de vaidade humana e cego pelo ousado espírito dessa época, procurei por muito tempo manter afastado de mim aquele outro espírito. Mas não me dei conta de que o espírito da profundeza possui, desde sempre e pelo futuro afora, maior poder do que o espírito dessa época que muda com as gerações. O espírito da profundeza submeteu toda vaidade e todo orgulho à força do juízo. Ele tirou de mim a fé na ciência, ele me roubou a alegria da explicação e do ordenamento, e fez com que se extinguisse em mim a dedicação aos ideais dessa época. Forçou-me a descer às coisas mais simples e que estão em último lugar.

O espírito da profundeza tomou minha razão e todos os meus conhecimentos e os colocou a serviço do inexplicável e do absurdo. Ele me roubou fala e escrita sobre tudo que não estivesse a serviço disto, isto é, da interfusão de sentido e absurdo, que produz o sentido supremo.

Mas o sentido supremo é o trilho, o caminho e a ponte para o porvir. É o Deus que vem - não é o próprio Deus, mas sua imagem que se manifesta no sentido supremo. Deus é uma imagem, e aqueles que o adoram devem adorá-lo na imagem do sentido supremo.

*

Divulgação
Livro traz reprodução completa em fac-símiles e tradução, editada pelo historiador junguiano Sonu Shamdasani
Livro traz reprodução completa em fac-símiles e tradução, editada pelo historiador junguiano Sonu Shamdasani

*

"O Livro Vermelho: Liber Novus"
Autor: C.G. Jung
Editora: Vozes
Páginas: 404
Quanto: R$ 432,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página